em

Prefeitura e Copel realizam projeto piloto no Costa Rica

Divulgação
Programa será realizado através de parceria entre Prefeitura e Copel

Nesta semana a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) realizou uma reunião com a Copel para finalizar a parceria que visa implantar projeto piloto na região do Costa Rica. O programa se chama ‘Cultivar Energia’ e trabalha com horta comunitária nas linhas de transmissão da companhia.

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa procurou a Copel para propor a parceria há um ano atrás, e no início deste ano está sendo possível trabalhar a ideia. “A Prefeitura nos procurou e logo citou o loteamento residencial Costa Rica para podermos iniciar os estudos. O programa é novo, está sendo realizado desde 2016 na Copel, mas é a primeira experiência em Ponta Grossa. Será piloto na cidade”, comenta o assistente social da Copel, Rafael Carmona.

A expectativa é de começar a implantação do projeto no segundo semestre de 2017, no primeiro semestre estão sendo trabalhados os tramites administrativos e burocráticos.

Além do ganho que essas famílias terão em relação aos alimentos, o objetivo da Copel dentro do programa é trabalhar o viés da sustentabilidade e garantir que essa população tenha informações de segurança por estarem vivendo perto de linhas de transmissão.

“A partir do momento que o programa esteja em funcionamento e trazendo resultados satisfatórios será estendido para outros lugares, podendo desenvolver a metodologia em outros locais da cidade”, destaca o secretario da SMAPA, Ivonei Vieira.

A comunidade da região será envolvida, eles irão tomar conta das suas hortas. “Será uma espécie de horta em casa, cercado a área, a Prolar a associação de bairros está envolvida, cada um da comunidade terá seu espaço”, declara Ivonei.

Ações

A SMAPA irá trabalhar com os agrônomos, e a Copel fará o cercamento da área, delimitando com as placas devidas. Cerca de 2059 famílias serão beneficiadas. O programa social atenderá as regiões do Costa Rica, Londres e Panamá.

Contatos

A Copel e a Prolar já fizeram os primeiros contatos com os moradores. As famílias selecionadas receberão informações técnicas e outras informações sobre segurança.

 

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.