em

Como cada tipo de pisada interfere na saúde dos pés

Dores nas costas ou nos joelhos? Tênis e outros calçados que se desgastam rapidamente e muito mais de um lado que outro? Talvez sua pisada explique essas situações.

O que é pisada?

A pisada é algo muito individual, e depende da estrutura física de cada pessoa, sobretudo do posicionamento do joelho. No entanto, para facilitar a identificação do tipo de pisada e atuar para ajustá-la de forma a devolver o conforto para quem possui inclinações atípicas, elas foram classificadas de modo geral em três categorias: supinada, normal/neutra e pronada.

Pisada normal/neutra

A pisada neutra, como o nome indica, é aquela que ocorre com equilíbrio entre os lados externo e interno do pé. Considerada como a pisada ideal, ela conta com um nível adequado de supinação (pisada “para fora”) e pronação (pisada “para dentro”), absorvendo com eficácia o impacto proveniente da pisada. Quem possui a pisada neutra costuma ter menos risco de lesões locais.

Pisada supinada

A supinação ocorre quando a pisada é “para fora”, ou seja, o pé rola para fora no momento em que pisa o chão. Acontece em pés com arco alto, e a força não é distribuída igualmente, sobrecarregando os dedos, joelhos, costas e os próprios pés.

Pisada pronada

A pronação ocorre quando a pisada é “para dentro”. O pé pende para o lado interno, podendo desalinhar o tornozelo, os quadris e os joelhos. É uma pisada que prejudica o desempenho em corridas, por exemplo, fazendo com que o risco de dores e lesões nos tornozelos e articulações seja aumentado.

O que fazer?

Em caso de pisada pronada ou supinada, procure um ortopedista para avaliar o seu quadro individualmente. O uso de palmilha ortopédica que equilibre a pisada é uma opção para garantir a saúde dos pés no dia a dia.

Divulgação
Dores nas articulações podem ser causadas pela forma como você pisa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.