em

Empresas da região recebem Selo Qualidade no Turismo

Quinze empresas da região dos Campos Gerais que atingiram os parâmetros de qualidade do Programa Selo de Qualidade no Turismo do Paraná, ciclo 2016/2017, foram certificadas no último dia 17, no Expo Unimed Curitiba. O evento é um reconhecimento às organizações que investem em melhorias em seus processos de gestão e a qualidade na prestação de serviços. No Estado, 120 micro e pequenas empresas foram reconhecidas.

Dentre as que foram certificadas na região dos Campos Gerais estão o Hotel Planalto e a Vila Coruja Festas de Ponta Grossa.

Há um ano elas participam de um programa do Sebrae/PR, desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (Abih-pr), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Paraná (Abeoc/PR), Paraná Conventions, Paraná Turismo e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

Conteúdo

O conteúdo prevê uma série de etapas para elaboração de diagnóstico empresarial, feito com base em questionários respondidos pelos gestores, treinamentos, palestras, avaliações de consultores e visitas técnicas. São avaliados requisitos legais, processos de gestão, sustentabilidade e atendimento, itens de infraestrutura e oferta de serviços. O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) é o responsável pela análise de conformidade e avaliação das empresas no final do processo.

Objetivo

O programa tem como objetivo o aperfeiçoamento técnico e profissional das empresas do setor turístico, por meio de avaliação da gestão, processos e qualidade de produtos e serviços. Nesta edição, além de meios de hospedagem (hotéis, resorts, flats e pousadas) e estabelecimentos de gastronomia turística (restaurantes, bares, lanchonetes), foram avaliadas agências de turismo receptivo, organizadoras de eventos, locadoras de veículos, empresas de transporte turístico e espaços para eventos, onde o Sebrae/PR já atua com projetos no segmento, como em Curitiba, Litoral, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu e Campos Gerais. A iniciativa também propiciou a participação de empresas de outras regiões do Paraná, através de Chamada Pública.

Vantagens

O coordenador estadual de Turismo do Sebrae/PR, Aldo Cesar Carvalho, explica que uma das vantagens do programa é estimular a melhoria contínua na gestão do negócio e na prestação de serviço aos turistas. Ele conta que o conteúdo aponta soluções para reduzir perdas e custos no processo produtivo, para melhorar a rentabilidade e aumentar o lucro. “Nos treinamentos, as empresas recebem informações, entre outros enfoques, sobre como assegurar que o produto, serviço ou sistema atenda às normas vigentes exigidas pela legislação, o que permite ainda medir a evolução do negócio”, completa.

 

Divulgação
O Hotel Planalto foi um dos destaques do Selo Qualidade no Turismo

 

“O Selo é um reconhecimento de todo o trabalho desses empresários que estão investindo em suas empresas e pensando na melhor qualidade para os seus turistas, que têm uma exigência cada vez maior”. Nádia Joboji  – consultora do Sebrae/PR.

 

“O Selo é importante, pois avalia diversos aspectos, como a satisfação do cliente e a gestão, ajudando a fortalecer Ponta Grossa e a região dos Campos Gerais como destino de turismo de qualidade. Ele representa o reconhecimento do esforço de toda uma equipe”. Gerente geral do Hotel Planalto de Ponta Grossa – Daniel Wagner. (Em 2016, o Hotel Planalto já tinha recebido o Selo de Qualidade no Turismo)

 

“A certificação representa que estamos no caminho certo. Procuramos nos espelhar no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) desde o início das atividades e, para uma empresa tão recente (dois anos), o reconhecimento é uma vitória”, proprietária da Vila Coruja, de Ponta Grossa, Karol de Saldanha.

 

 

Confira a lista das empresas da região que receberam o Selo:

• Barão Bar Bistrô

• Bird Eventos

• Churrascaria Lugano

• Cooptur – Cooperativa Paraense de Turismo

• Frederica’s Koffiehuis

• Hotel Planalto

• Hotel San Juan

• Itaytyba Ecoturismo

• Lanchonete Soledade II

• Parque Histórico de Carambeí

• Pousada Fazenda Virá

• Premium Vila Velha Hotel

• Restaurante Girassol

• Restaurante Pousada Fazenda Virá

• Vila Coruja Festas

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.