em

Quatro dicas para economizar mais em casa

Todo mês a história se repete: é preciso usar os recursos financeiros para o pagamento das contas, para as compras de casa, para manutenção do lar e para despesas fixas como luz, água, gás de cozinha, entre outras. Mas como conseguir esse feito e garantir que todos os gastos se mantenham dentro do planejamento mensal da sua casa?

Reunimos abaixo 4 dicas que ajudam a controlar as despesas e a otimizar o orçamento mensal. Confira!

Supermercado

Evitar o desperdício é uma das principais atitudes para economizar em casa. Troque as compras do mês por visitas mais frequentes ao mercado (semanais ou quinzenais), pois dessa forma é possível comprar apenas o que vai ser usado nos próximos dias. Dessa forma, evita-se que alimentos estraguem ou passem da validade até o mês seguinte.

Fique atento às promoções. Muitas vezes elas são benéficas, mas em alguns casos elas podem funcionar como armadilhas, estimulando a compra por impulso, e aumentando os gastos e o desperdício.

Alimentos

Você costuma congelar alimentos para aumentar a economia? Isso é bom, porém é importante tomar alguns cuidados. Comida preparada em grande quantidade e depois congelada pode não ser utilizada dentro do prazo de validade, causando desperdício. Além disso, a comida que é descongelada e não reaproveitada rapidamente também vai para o lixo.

Aproveite ao máximo cada alimento, utilizando folhas, talos, cascas e até sementes. Essa atitude, além de evitar gastos desnecessários, ainda garante pratos mais saudáveis e nutritivos.

Energia elétrica

A dica para utilizar o ferro de passar é: reúna o máximo de peças possíveis e passe tudo de uma só vez. Evite o costume de passar roupas diariamente, apenas quando for usar. Trocar as lâmpadas de casa, substituindo as clássicas incandescentes por peças de led, pode gerar uma economia de mais de R$ 500 por ano, dependendo é claro do consumo mensal de cada domicílio. Os dados são do Inmetro, em estudo feito em junho de 2016.

Crie o hábito de tirar da tomada aparelhos que não estejam em uso durante o dia ou a noite. Aparelhos de TV, modens, decodificadores, micro-ondas e outros itens do tipo consomem energia apenas por estarem ligados à tomada enquanto não estão sendo utilizados.

Água

Reutilizar a água que sai do último enxágue de roupas da máquina de lavar é uma boa medida para economizar. Aproveite para dar descarga, limpar a casa ou lavar o quintal, por exemplo. Instalar peças que regulam a vazão da água nas torneiras também é uma boa medida econômica. Diminua o banho em cinco minutos todos os dias, e economize quase 50 litros de água a cada banho.

 

Divulgação
Dicas para economizar em casa nas tarefas diárias.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.