em

Como ser uma empresa sustentável

As empresas sustentáveis são aquelas que se preocupam com o impacto de suas ações sobre o meio ambiente e procuram soluções através de um sistema de gestão ambiental para minimizar o impacto negativo. As pessoas estão cada vez mais preocupadas sobre a relação com o meio ambiente, por isso que as empresas que conseguem caminhar sobre o conceito dos 3 pilares da sustentabilidade corporativa (social, ambiental e econômico) garante o bom relacionamento com a sociedade e a lucratividade a longo prazo.

 

Uma empresa sustentável também é sinônimo de inovação já que é preciso adotar estratégias inteligentes para diminuir os custos, evitar desperdícios e ao mesmo tempo gerar receitas. Porém existem estratégias que ajudam a alcançar a sustentabilidade na construção civil, em pequenas empresas ou qualquer tipo de indústria de forma eficiente.

 

O primeiro passo é conhecer cada passo que acontece dentro do negócio e ter consciência sobre os tipos de resíduos que a empresa produz. Empresas que produzem resíduos industriais precisam ter um plano de gerenciamento de resíduos sólidos eficaz para garantir que a organização esteja em dia com a lei e o meio ambiente. Apesar de parecer meio burocrático, existem planos de gerenciamento de resíduos prontos que ajudam empresas a se organizarem. O software VR Resíduos é um exemplo, pois se ajusta às necessidades e de forma otimizada oferece uma gestão completa de todos os processos, além de ajudar a tomar decisões estratégicas baseadas nos relatórios.

 

No dia a dia , muitas organizações distribuem lixeiras para descartar materiais recicláveis, o que é uma ótima estratégia para o gerenciamento de resíduos industriais. Porém, é preciso ter um plano eficiente para esses descartes. Uma dica é procurar parcerias com instituições de reciclagem. Isso vale também na hora de escolher os fornecedores, procure aqueles que também seguem a linha da sustentabilidade.

 

Tornar a empresa sustentável é olhar também para os hábitos do dia a dia. Um dos maiores desperdícios vem de gastos com a energia elétrica e incentivar os colaboradores a economizar no dia a dia pode fazer muita diferença na hora de pagar a conta. Uma solução é pintar as paredes de branco, pois ajuda a ampliar a iluminação. Durante o dia procure deixar as janelas abertas para que a luz do sol ilumine o ambiente, além disso manter as janelas abertas ajuda a economizar no ar condicionado.

 

Outras atitudes sustentáveis para ter no dia a dia que podem fazer a diferença e envolve de fato os colaboradores é a orientação sobre o uso de copos de vidro ou plástico ao invés dos descartáveis; aproveitar papéis impressos para rascunhos; incentivar os colaboradores a pensar em soluções estratégicas de sustentabilidade que ajudará a empresa como um todo.

Divulgação
Tornar a empresa sustentável é olhar também para os hábitos do dia a dia

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.