em

PG recebe espetáculo ‘KM 65’ nesta sexta-feira

Em comemoração pelo dia do comerciante, o Sesc PR, em parceria com o Teatro Barracão EnCena, leva a quatro cidades paranaenses o espetáculo teatral ‘KM65’, uma referência à história de Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul. Em Ponta Grossa, o espetáculo será apresentado nesta sexta-feira (28), às 20 horas, no Cine Teatro Ópera.

No elenco estão Vilson Kurz, interpretando o Barão, e Junior Mandukchi, como Dr. Leocádio. A direção e o texto – livremente inspirado nos acontecimentos que antecederam à morte de Ildefonso – são de Carla Rodrigues.

A peça retrata como o Barão defendeu Curitiba, em 1894, quando da Revolução Federalista, impedindo que a capital fosse saqueada e que mortes ocorressem. Foi acusado de trair a Pátria, ao patrocinar revoltosos do Rio Grande do Sul, com dinheiro arrecadado junto aos comerciantes, concedendo um empréstimo de guerra e agindo contrário ao governo de Marechal Floriano Peixoto.

Segundo relatos históricos, antes de chegar ao julgamento que seria submetido, no Rio de Janeiro, o Barão do Serro Azul foi morto a tiros, no km 65 da Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá, por ordem do general Ewerton Quadros.

História

Em dezembro de 2008, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei nº 11.863, tornando o Barão do Serro Azul, o primeiro herói paranaense. Seu nome faz parte do Livro de Aço dos Heróis da Pátria, depositado no Salão Principal do Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília.

 

Divulgação
Espetáculo será no Cine Teatro Ópera, às 20 horas

 

 

SERVIÇO:

Espetáculo ‘KM 65’

Data: 28/07

Horário: 20h

Local: Cine Teatro Ópera

Realização: Sesc PR

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.