em

As principais causas e tratamentos para cistos e tumores na boca

Os cistos e tumores que ocorrem na boca são chamados de tumores odontogênicos, mixomas ou neoplasias bucais. Essas lesões são formadas basicamente de remanescentes celulares, e não são malignas.

 

São encontrados normalmente na mandíbula ou no maxilar superior, e não têm causas conhecidas. Não costumam ser doloridos, o que muitas vezes atrasa o diagnóstico, pois os pacientes deixam de procurar o especialista – o cirurgião buco maxilo facial ou o cirurgião dentista – achando que pode ser algo que se reverta espontaneamente.

 

Essas formações podem se expandir, causando diversas alterações na boca do paciente. Entre elas, a reabsorção de raízes dentárias, a expansão ou a perda óssea, a movimentação dos dentes e outras consequências indesejadas.

Como tratar os cistos de boca

 

Antes de mais nada, o especialista deve avaliar as condições clínicas de cada tumor, pois elas variam de pessoa para pessoa. Isso é extremamente importante para um diagnóstico preciso e um tratamento adequado.

 

Além disso, a detecção precoce dos tumores de boca ajudam a diferenciar um possível diagnóstico de câncer de boca, visto que ambos possuem algumas similaridades em tecidos e células originárias, e também no posicionamento na parte interior da boca.

 

Os mixomas nascem na região da polpa dentária e vão se expandindo. Não são malignos, mas tendem a ser altamente recidivantes, ou seja, mesmo após retirados, costumam voltar a aparecer. Isso porque sua retirada totalmente completa pode não ser concluída, o que é comum pela sua formação, e aí ele volta a crescer.

 

A remoção por meio de cirurgia é o tratamento mais comum, e deve ser realizada após a completa análise do tamanho e do posicionamento do tumor.

 

Divulgação
Essas lesões são formadas basicamente de remanescentes celulares, e não são malignas

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.