em

Veja como o reumatismo afeta o corpo

Diferente do que muitas pessoas costumam ter em mente, o reumatismo não é uma única doença específica. Esse nome é dado a um conjunto de enfermidades variadas, que podem atacar a musculatura, as articulações e até mesmo órgão internos. Além das clássicas dores por todo o corpo e também nas “juntas”, pode se manifestar primeiro nos órgãos internos antes de dar sinais perceptíveis.

 

Entre as centenas de enfermidades que fazem parte do rol de doenças descritas como reumáticas estão a artrite, a artrose, a fibromialgia, a gota, a febre reumática e o lúpus. Acredita-se normalmente que as condições reumáticas podem atingir somente indivíduos que já estão na terceira idade, mas isso também é um mito. As doenças que causam os processos inflamatórios causadores do quadro podem ocorrer em pessoas de todas as idades.

Sintomas e tratamento

A enfermidade mais conhecida deste grupo é a artrite reumatoide, que causa deformação nas articulações. Porém, na maioria dos casos, o principal sinal é a dor, que aliás é sintoma de uma imensa gama de doenças e disfunções não-reumáticas também. Por isso, um diagnóstico detalhado feito por um reumatologista é capaz de identificar corretamente se é uma das doenças reumatológicas ou não.

 

Essa dor pode acometer a musculaturas, os ligamentos, os tendões e as articulações, e também em outras partes do corpo. Além dos exames solicitados pelo médico, é preciso também analisar a história clínica do paciente e outros sintomas concomitantes.

 

O tratamento para os desdobramentos do reumatismo depende do diagnóstico obtido. É comum o uso de anti-inflamatórios e de medicamentos à base de cortisona. O uso de palmilhas ajuda a aliviar as dores nos pés, e o controle de quadros de estresse muitas vezes é necessário para redução dos sintomas. Nos dias frios, o médico tende a indicar ao paciente que se proteja e se aqueça bem, pois o frio pode aumentar a sensibilidade e, consequentemente, a dor e incômodo.

 

 

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.