em

Capela São João Paulo II será entregue nesta sexta

 

Divulgação
Capela São João Paulo II tem muitos detalhes que lembram o Papa

 

 

A primeira igreja do Brasil que se tem notícia que foi construída para ter o nome do Papa João Paulo II será entregue neste final de semana, na Diocese de Ponta Grossa. A celebração de dedicação da Capela São João Paulo II acontecerá na noite desta sexta-feira (20), abrindo o tríduo comemorativo que se encerra com missa rezada pelo bispo dom Sergio Arthur Braschi, no domingo, às 8 horas. A capela fica no loteamento Roma, no Bairro Contorno, em Ponta Grossa, e atenderá uma comunidade de aproximadamente 15 mil pessoas.

O diácono Josoel da Cruz Borges, administrador da obra, garante que se trata da primeira igreja construída em homenagem ao Papa. “Na verdade, começamos a construir a Capela Beato João Paulo II. Passados pouco mais de quatro anos, o beato virou santo e, até onde se tem notícia, é a primeira. Dom Murilo Krüger, lá em Salvador, na Bahia, transformou uma igreja que já existia em São João Paulo II. A nossa não. Ele ainda era beato e nós já estávamos trabalhando para ele”, conta, destacando a beleza da capela e dos detalhes que lembram em tudo um dos papas mais queridos da história. Nesta sexta-feira, às 19 horas, o bispo dom Sergio preside a celebração da dedicação da igreja, com a consagração do altar, das paredes, das 12 cruzes e abençoado o sacrário. No sábado, também às 19 horas, acontece missa, e, no domingo, às 8 horas, missa solene, também com a presença do bispo.

Segundo o diácono, a obra, que começou a ser construída em janeiro de 2013, tinha orçamento inicial de R$ 1.500.000,00. “Mas, não tem como calcular valor gasto porque foi tudo doação. A arquiteta não quis falar em custo, dizendo que não estava fazendo para mim, mas para São João Paulo II; o engenheiro que tocou a obra também disse o mesmo. Não sei em quanto fechou o investimento”, informou, citando que a maioria dos colaboradores já ajudava a pagar as contas da capela, enquanto ali existia apenas um barracão. “Coisas de Deus são de Deus; ele sabe quanto vai precisar, e, nunca deixou faltar. Um dia, um pedreiro me perguntou como queria que cortasse um barranco grande que tinha ali nos fundos. Eu só perguntei se seria naquele dia e ele respondeu que não. Eu só disse que Deus iria prover o meio. Quando terminei de falar, apareceu o motorista de uma caçamba que chegou junto com o operador de uma máquina, pedindo terra. Eu respondi: ‘corte o barranco e leve a terra’. Milagre de Deus!”, lembra o diácono, emocionado.

São 500 metros de área construída, em dois pisos. H á salas de catequese, para dentista (com adaptação para cadeira odontológica), para médico, dois banheiros, inclusive adaptados para cadeirantes. São 40 bancos, com capacidade para 460 pessoas sentadas. A capela atenderá aproximadamente 15 mil pessoas, residentes nos Loteamentos Gralha Azul, Itapoá, Roma, Buenos Aires, Porto Feliz e Ecoville, além dos moradores das perto de 50 casas conjugadas construídas na região.

Detalhes

O artista plástico Paulo Biscaia afirma que a capela foi muito bem planejada no sentido de fazer um espaço sagrado. “O presbitério, ao mesmo tempo que é espaçoso, concentra tudo pra ele. A centralidade do Cristo, como deve ser, ocupa lugar central e tudo concorre para esse centro até o altar”, detalha, citando que a arquitetura externa chama a atenção. “É o grande cruzeiro, valorizando tanto o sacrifício de Cristo mas indicando o lugar como casa de Deus. O mosaico de São João Paulo II acenando, as pessoas gostam, curtem. O Cristo que foi colocado no centro tem a feição do povo, tem toda a sacralidade, é completamente místico, mas ao mesmo tempo tem feição comum, do povo”, enumera Biscaia.

Os vitrais tem uma cruz, onde, ao pé dela, foram colocadas flores, tulipas. “Isso para dizer que somente à sombra da cruz podemos florescer e o fruto está na eucaristia. Os fieis são convidados a dar flores e o fruto se torna Cristo, que é o bendito fruto da Virgem”, explica o artista. Ainda há uma imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, à direita, em referência ao Santuário Diocesano, que funciona na Paróquia São José, e uma homenagem aos paroquianos, muitos grandes colaboradores da comunidade da capela. A figura do Papa jovem está do outro lado da igreja. “São aspectos que liga muito a igreja ao povo. É uma capela bonita, grande, sagrada, de conforto e beleza”, resume Paulo Biscaia.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.