em

Paraná terá cobertura 4G em 100% do Estado até dezembro

Até o final deste ano, 100% das cidades paranaenses devem contar os serviços de telefonia celular com Rede 4G. A meta é da operadora TIM, que já oferece o serviço em quase 80% do território do Estado. O anúncio do nosso objetivo foi realizado em evento direcionado a um grupo dirigido de veículos de comunicação, na última semana, em Curitiba.

 

Segundo o executivo, a Capital do Estado já passa a disponibilizar o VoLTE (Voice over LTE, na sigla em inglês). A funcionalidade – que permite ligações de voz em alta definição pela rede de quarta geração, foi lançada pioneiramente pela operadora em junho, em Brasília, e já chegou a mais de 300 cidades.

A previsão é de que mil municípios tenham a tecnologia até o final do ano. “Sempre buscamos inovar e melhorar a experiência dos nossos clientes tanto na conexão da rede de dados, através da maior rede 4G do País, atualmente com 2.401 cidades, quanto no uso da voz em alta definição (VoLTE)”, diz Di Costanzo.

 

Foto: LEX KOZLIK
Executivo da TIM apresenta detalhes do novo serviço aos profissionais da imprensa

 

SEM CUSTO

Com o VoLTE, o consumidor poderá efetuar e receber chamadas por meio da rede LTE (4G), diferentemente do que ocorre atualmente, quando passa automaticamente para 3G e 2G ao iniciar ou receber uma ligação. Em relação à cobrança, essas melhorias serão transparentes para o cliente e não significarão maior custo, pois continuará sendo tarifado da mesma maneira, conforme seu plano. As ligações não são descontadas do pacote de dados.

 

“O cliente não precisará fazer uma ativação ou escolher qual rede quer utilizar. Tudo acontece de forma automática, simples e transparente para o consumidor”, explica Di Costanzo.

Vantagens do VoLTE

A funcionalidade permite que as ligações, hoje realizadas por meio de circuitos, evoluam para uma rede de dados, garantindo eficiência e estabilidade. Qualidade é uma das vantagens da novidade, já que as ligações são realizadas em alta definição de voz, sem ruídos. Outros fatores importantes para o usuário são a navegação simultânea utilizando o 4G e redução do consumo de bateria (duração até 35% maior em chamadas de voz). Além disso, o tempo de estabelecimento da ligação passa a ser quatro vezes mais rápido do que o atual. As ligações no VoLTE duram cerca de 2 segundos para completar enquanto uma ligação normal dura de 8 a 10 segundos.

O acesso ao VoLTE depende de um smartphone compatível e da atualização do sistema operacional para a versão mais recente. Todos os aparelhos do portfólio atual da TIM já suportam o VoLTE. Os consumidores poderão conferir no site www.tim.com.br a lista completa de modelos compatíveis, além de esclarecerem suas dúvidas sobre a nova funcionalidade. Por enquanto, a tecnologia esta disponível para os clientes TIM Black e usuários de demais planos pós-pagos, exceto ofertas do segmento corporativo. A previsão é que em novembro a funcionalidade seja liberada para toda a base de consumidores da operadora.

 

VoLTE no iPhone

Os clientes da TIM de planos pós-pagos em Curitiba, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, e nas cidades que contam já com os 700 MHz (ver relação no www.tim.com.br) já podem realizar ligações de voz em alta definição em seus iPhones. A TIM foi a única operadora certificada pela Apple para disponibilizar o VoLTE (Voice over LTE, na sigla em inglês) disponível para usuários de iPhone SE, 6 e modelos superiores desde que façam a atualização do sistema operacional para o recém-lançado iOS 11.

 

TIM no Paraná

No Paraná, a TIM atingiu de forma antecipada a meta de ampliação de cobertura em 2016 e intensificou ainda mais esse crescimento ao longo de 2017. A operadora é líder na cobertura 4G no Paraná, cobrindo 290 cidades com a tecnologia. Até o final deste ano, serão 328 cidades cobertas. Neste ano, também chegou a 396 das 399 cidades paranaenses com a cobertura 3G. A cobertura detalhada está disponível no site da TIM (www.tim.com.br/portasabertas).

A operadora ocupa 58,3% do mercado de telefonia no Paraná, o que corresponde a aproximadamente 7,9 milhões de clientes. A TIM lidera o mercado em todos os DDD´s do Estado. Somente no DDD 41 são 51,2% de mercado e mais de 2,6 milhões de clientes.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.