em

Pesquisadores fazem visita técnica a geossítios especiais

Pesquisadores de diversos países realizaram no domingo (8) uma visita técnica a geossítios especiais do Paraná, em especial dos Campos Gerais. Participaram da atividade John Murray Gray (Queen Mary University of London), José Brilha (Universidade do Minho), Leire Barriuso (Basque Coast UNESCO Global Geopark) e Enrique Diaz Martinez (Instituto Geológico y Minero de España).

Divulgação
Profissionais que estão em Ponta Grossa são palestrantes no IV Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico e II Encontro Luso-Brasileiro de Patrimônio Geomorfológico e Geoconservação

No geossítio Icnofósseis de São Luiz do Purunã, bem tombado como patrimônio cultural do Paraná, os professores da UEPG e os pesquisadores puderam discutir as estratégias de divulgação do patrimônio geológico regional.

Junto ao mirante do Cristo, no município de Balsa Nova, além de se expor o contraste do relevo regional, apresentou-se o valor da Escarpa Devoniana como um patrimônio dos paranaenses e as atividades que atualmente a colocam sob risco.

Já no geossítio Estrias Glaciais de Witmarsum, local onde foi instalado o primeiro painel do Programa Sítios Geológicos e Paleontológicos do Paraná em 2003, coordenado pela Mineropar e em parceria com diversas instituições como a UEPG, foi possível debater soluções adequadas de geoconservação para o local.

Encontro

Os profissionais que estão em Ponta Grossa são palestrantes no IV Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico e II Encontro Luso-Brasileiro de Patrimônio Geomorfológico e Geoconservação, que começou nesta segunda-feira (9). No período da manhã as atividades aconteceram no PDE/Campus Uvaranas e à tarde no Auditório da Reitoria à tarde. A cerimônia de abertura do simpósio será às 19 horas, também no Auditório da Reitoria, com a palestra inaugural proferida pela professora Maria Luísa Estevão Rodrigues (Universidade de Lisboa).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.