em

Organizar a cozinha pode ser uma tarefa fácil

 

Divulgação

 

Pendurar os principais utensílios, por exemplo, é uma forma de organizá-los sem ocupar muito espaço

 

Além de ser o local onde as refeições são preparadas, a cozinha se tornou um dos ambientes de destaque da casa, e hoje é vista como uma espécie de ‘sala de estar’ menos convencional dos lares. Entretanto, para que o ambiente se torne agradável, é importante contar com alguns itens para a organização, deixando o espaço atrativo e prático para a rotina do cotidiano. Para a Personal Organizer, Fabiana Machado, a cozinha precisa contar com algumas soluções para que esteja sempre organizada, limpa, inclusive dentro de armários e gavetas, e pronta para as atividades.

“Percebo que os espaços internos são, muitas vezes, mal aproveitados. Alimentos ficam amontoados e acabam estragados por terem sido esquecidos no fundo do armário. Nas gavetas, os utensílios ficam misturados, dificultando a localização e utilização. Os organizadores permitem otimizar os espaços e colocar ordem na cozinha, acomodando corretamente todos os produtos”, destaca.

Atualmente, as lojas de utilidades domésticas, contam com uma variedade enorme destas ferramentas como os organizadores de aramados, organizadores para tempero, suporte para xícaras, taças, além de fruteira aramada, porta papel toalha e prateleira aramada suspensa, por exemplo. “É importante estabelecer um critério ao organizar, mantendo juntos os itens de um mesmo assunto e acomodando de forma harmônica. Por exemplo, o aramado em três níveis é ideal para acomodar os potes de temperos, permitindo que se visualize até o que está no fundo do armário, mas não se deve misturar com outros alimentos. Se colocar um suporte para xícaras pequenas, não se deve misturar com as xícaras grandes, para não dar um ar bagunçado”, explica Fabiana.

Já os organizadores de gaveta são fundamentais para separar os utensílios e talheres. Já existem modelos antiderrapantes, que evitam que os talheres, ou o próprio organizador, fique deslizando na gaveta, além dos modelos extensíveis, que se ajustam de acordo com a quantidade dos objetos.

Outra questão que merece atenção dentro da cozinha, principalmente para quem não conta com máquina de lavar louça, é o espaço para a louça secar. Para que a pia não vire um caos e fique molhada, a solução é utilizar uma esteira. “Prática, a esteira absorve toda a água e é uma ótima sugestão para substituir os volumosos escorredores, deixando a bancada livre”, lembra Fabiana.

Já quem se preocupa com a estética da cozinha e, ao mesmo tempo, quer alguns utilitários sempre a mão, os aramados para uso externo se tornam peças ideias. O mercado possui opções desenvolvidas em material cromado como a barra com seis ganchos, perfeito para pendurar diversos objetos ou o kit de suportes para acessórios de cozinha com 14 peças, que possibilita guardar itens como rolo de papel e frascos com temperos. “Além de oferecer praticidade, o aramado se torna uma alternativa para quem não quer gastar com marcenaria”, lembra a Personal Organizer.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.