em

O que fazer para valorizar o imóvel antes de vender

Vender um imóvel não é tarefa fácil. Além de se preocupar com a localização e o preço, quem compra também quer um espaço que esteja em boas condições. A estética de um imóvel conta muito no momento da venda e ações rápidas e baratas podem ajudar a fechar o negócio e até mesmo aumentar o valor da casa ou apartamento durante a negociação.

Segundo a arquiteta Milena Schulmeister, manutenções básicas e troca de peças desgastadas ou quebradas são os primeiros passos para uma reforma barata e que ajudam a valorizar o imóvel, mas é preciso ficar atento para que o valor gasto não supere a margem de 5% do preço total do imóvel.

Apesar do preço de revenda ser ditado por uma pesquisa de mercado, a arquiteta Monica Raeder diz que para conseguir uma melhor negociação, a manutenção é um fator essencial. “Ninguém quer comprar um imóvel em que terá que realizar infinitos reparos. O mínimo para não desvalorizar o imóvel é uma boa pintura, com paredes limpas e sem manchas de bolor. Também é importante que a parte elétrica e hidráulica estejam em boas condições”, exemplifica Monica.

Higiene

Milena indica que é primordial cuidar com a higiene do local e principalmente com a pintura. A dica da profissional é realizar uma boa pintura, optando por cores claras e neutras para que possam ser facilmente substituídas caso os compradores queiram mudar após a efetivação do negócio.

Papéis de parede, aplicação de textura e gesso no teto são alternativas que disfarçam imperfeições, mas possuem custo mais elevado. De acordo com as profissionais, quando a parede tem muitos buracos ou imperfeições uma solução de baixo custo é disfarçar com massa corrida e tinta.

Pisos e revestimentos de parede, como azulejo ou pastilhas também merecem atenção. Para Monica Raeder, a substituição deve ser feita quando o desgaste não permite a recuperação, pois esse tipo de reforma tem um preço mais elevado e pode não ser vantajoso no final da avaliação de preço do imóvel. “Outros detalhes que são relativamente baratos e dão diferença no visual da casa são os espelhos de luz e tomadas, que com um baixo investimento deixam o imóvel com um visual bem mais atraente”, conclui Milena. Com um investimento relativamente baixo é possível encantar os compradores e garantir um valor maior na hora de vender o imóvel.

Arquivo DC

O mínimo que o proprietário pode fazer para não desvalorizar o imóvel é uma boa pintura, deixando as paredes limpas e sem manchas de bolor

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.