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18 a 35 anos: PG irá agendar vacina apenas por meio do aplicativo

Foto: Divulgação PMPG

Até o final da tarde desta terça-feira (20), mais de 10 mil pessoas haviam feito o download do aplicativo de celular “Vacina PG” na Play Store. Dessas, 330 deixaram comentários de avaliação sobre o app, sendo que 308 delas disseram não ter conseguido acessar o sistema. A maioria porque o número de cadastro junto ao SUS não foi aceito, o que causou mais um dia de filas diante de Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Lançado na segunda-feira (19), o aplicativo deveria dar agilidade e maior precisão nos cadastros e agendamentos de vacina contra a covid-19, mas gerou inquietação na população da faixa etária entre 18 e 35 anos. Esse deve ser o próximo público a receber a primeira dose da vacina, e a prefeitura diz que só quem tiver cadastro no aplicativo poderá receber a vacina.

População

Até a última semana, o agendamento era feito pelo site da Fundação Municipal de Saúde (FMS), sem exigir o número do SUS – que muitos nem sabem existir. Com a novidade do aplicativo, e a necessidade de ir a UBS para gerar número válido a ser aceito pelo app, a população teme ser chamada para vacinação e não ter condições de fazer o agendamento.

Leitores do Diário dos Campos e portal dcmais se manifestaram indignados. “Para que mudar o que já está funcionando?”, questionou Viviane Gorte Avilla. “Tava dando tao certo o agendamento. [Isso é] alguém querendo mostrar serviço”, acrescentou Sofia Rasinski Caldeira. “Mas será que não viram que é pra isso mesmo? Pois tá diminuindo os casos, precisa ter aglomeração”, disparou Rosildo Tozetto.

Em meio aos relatos, está o de Tatiane Justus, que foi informada na UBS que leva até 24 horas para o novo número do SUS libere cadastro. Também está o de Marcella Madalozo Raissa, que diz ter ficado 3 horas na fila em UBS e, mesmo atualizando cadastro, não conseguiu usar o app.

Relatórios

Em resposta aos questionamentos do Diário dos Campos e portal dcmais sobre o que motivou a criação do aplicativo, já que o site vinha cumprindo o objetivo de agendar a vacinação, a FMS informou, via assessoria de imprensa, que o app permitirá, entre outras coisas, a geração de relatórios e indicadores e otimização de tempo para as equipes. Mas descreveu como ponto falho a necessidade de atualização cadastral via UBS.

Só na UBS

A FMS reafirmou que, a partir de agora, os agendamentos de vacina só ocorrerão por meio do aplicativo. Portanto, todos aqueles que não conseguirem acessar o app (por problemas técnicos, por não terem o número do SUS, por receberam a mensagem “CNS Inválido”, por não terem acesso a internet ou não terem celular, por exemplo) deverão se dirigir à UBS mais próxima.

Sem previsão

O DC também questionou quando será a aplicação da primeira dose de vacina ao público entre 34 e 35 anos, e que garantia essas pessoas têm de que conseguirão agendar a aplicação a tempo da disponibilidade de doses. A FMS informou que “ainda não temos o cronograma de vacinação para este público, dependerá da chegada de doses”.

Demais públicos

O público de 36 anos ou mais, público prioritário e os de segunda dose, continuarão agendando sua dose no site oficial da Prefeitura.

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