em

31 mil alunos retornam às aulas na rede municipal nesta quarta

As escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Ponta Grossa vão receber os 31 mil alunos nesta quarta-feira (6) para iniciar o ano letivo. Destes, 23,3 mil crianças vão estudar em tempo integral, durante oito horas e meia por dia, em 131 instituições.

A rede municipal de ensino conta com 84 escolas, onde estudam alunos dos 6 aos 10 anos, e 61 Cmeis, com crianças até os 5 anos. Na segunda-feira (4), os professores da rede municipal realizaram reuniões pedagógicas e fizeram alinhamentos para o retorno das aulas.

"Na realidade a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação vem trabalhando desde o dia 31 na organização do retorno às aulas. Os diretores e professores estão trabalhando nestes dois dias que antecedem as aulas com planejamentos para receber as crianças da quarta", disse a secretária de Educação, Esméria Saveli. Duas escolas ainda passam por reformas e vão atrasar cerca de duas semanas para o início das aulas.

Base Nacional

Segundo a secretária, para o ano letivo de 2019, a rede municipal de ensino trabalhará a partir da Base Nacional Comum Curricular que será implantada ao longo deste ano nas escolas. " A Base Nacional vem desmembrar as Ciências Sociais, Naturais, a Geografia e a História e isso vai exigir no desenvolvimento do currículo uma nova forma de trabalhar as outras áreas do conhecimento", disse a secretária.

"Esperamos que os alunos tenham um bom retorno com as escolas bem organizadas e preparadas para iniciar o ano letivo de 2019. Nós sabemos que será um sucesso", complementou.

Novos professores

O ano letivo também vai iniciar com 220 novos professores da rede municipal aprovados em concurso público realizado no ano passado. "Estes novos educadores farão um processo de formação a partir de um aprendizado que eles terão dentro da rede municipal e vão melhorar ainda mais a qualidade do nosso ensino. São professores de educação física, educação infantil e anos iniciais", explicou Esméria.

Na segunda-feira (4), professores da rede municipal fizeram alinhamentos para o retorno das aulas. (Foto: José Aldinan)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.