em

Decoração de Natal: tendências e dicas para preparar a casa

Assim como nas passarelas e na decoração em geral, a ornamentação natalina também passa por tendências e, ano a ano, vai ganhando novos elementos e roupagens. Proprietária de uma loja de decoração e presentes de Ponta Grossa, Carla Mendes abriu as portas para a reportagem do Find! para mostrar as novidades de 2017. Confira! Fotos de Daviel Calvo.

 

Cores claras ganham a vez…

De acordo com a empresária, no ano passado a cor que ganhou destaque nas decorações de Natal foi o azul, que acabou dando lugar às cores claras. “Agora prevalecem os nudes, tons de branco, amadeirados, palha, fendi e até mesmo um cobre mais claro e mais fechado”. Ela garante que é possível fazer composições maravilhosas com essas cores, mesclando elementos natalinos e de decoração normal.

 

…mas o tradicional prevalece

Apesar das novidades e tendências, as cores verde e vermelho, símbolo do Natal, nunca saem de moda e sempre têm lugar na decoração. “Inclusive a maioria das minhas clientes busca objetos nessas cores, para manter a decoração mais próxima do tradicional”, conta. Com criatividade e bom gosto também é possível seguir as tendências sem deixar a tradição de lado, mesclando elementos de diferentes cores, em lugares diferentes da casa.

 

Criatividade é tudo na hora de decorar

Qualquer coisa pode virar enfeite natalino sem muito gasto ou esforço, segundo Carla. Basta ter criatividade. “A pessoa pode aproveitar a própria decoração da casa e acrescentar temas natalinos. Uma taça de cristal, por exemplo, pode ganhar fitas vermelhas ou dourados e bolas de natal. Também é possível pegar bandejas e colocar pinhas e velas. Enfim, coisas que remetem ao Natal, aliados aos próprios objetos de decoração da casa”. Ou seja, não é preciso muito para deixar o ambiente no clima da data, apenas acrescentar elementos e brincar com cores e objetos.

 

Não abandone os enfeites dos anos anteriores

Carla aconselha ainda o reaproveitamento dos enfeites de natais passados. “Não é porque surgem novas tendências a cada ano que a decoração precisa ser completamente substituída. Dá para comprar coisas novas e modernizar a decoração, mas sem desperdícios e gastos absurdos. As cores mudam, alguns temas ganham vez, mas muita coisa permanece igual e é sempre bom manter a tradição”.

 

Objetos ganham ar de ‘rusticidade’

Outra tendência observada por Carla são as cores e temas rústicos na decoração natalina deste ano. Os papais noeis, por exemplo, vêm com roupas de caçadores, fazendeiros e lenhadores, e muitos enfeites com detalhes em palha e cores amadeiradas. “As feiras de decoração deste ano também tiveram muitos enfeites com animais, como corujas e outras aves, que remetem a essa rusticidade”.

 

Do clean à mistura de diversos elementos

Em relação à quantidade de enfeites e a forma como eles serão espalhados pela casa, Carla defende que não há regra. “Isso vai muito da personalidade dos moradores da casa e do estilo de decoração que já existe no ambiente. Claro que é possível encher de enfeites, de várias cores, formas e tamanhos, mas sempre cuidando para não poluir demais o ambiente. Uma decoração mais sóbria e clean também pode ficar muito charmosa”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.