em

Evolução da covid-19 em Ponta Grossa reforça necessidade da prevenção

Há cerca de duas semanas, a prefeitura de Ponta Grossa adotou um novo protocolo de responsabilidade da covid-19. Cinco cores correspondem a cinco níveis de contágio, apresentando o risco em tempo real da doença e traçando uma espécie de diagnóstico do município diante da pandemia.

Na ocasião, dia 11 de junho, o prefeito Marcelo Rangel informou que a cidade estava classificada no nível 3, amarelo, definida como alerta. O anúncio foi feito dias após a primeira morte confirmada pela doença, diante da informação da queda para 84% da população fazendo uso de máscaras e do crescimento em notícias de superlotação em mercado, ônibus e festas clandestinas.

De lá para cá, houve aumento perceptível em muitos dados relacionados à doença e, se não houver um comportamento mais preventivo por parte da população, existe a tendência de que o nível suba para o laranja.

 

Duas semanas

Em duas semanas, a média de novos casos diários passou para 10 por dia. O total de casos mais que dobrou, subindo de 141 para 301. O Hospital Universitário, referência para o atendimento de covid-19 nos Campos Gerais, dobrou o número de leitos de UTI (de 10 para 20) após chegar a 90% de ocupação, e na tarde dessa quarta-feira tinha taxa de ocupação de 50% na UTI e 87% nos leitos clínicos, segundo informou a Fundação Municipal de Saúde.

 

Sob análise

O prefeito já informou que, atingindo o nível 4 (laranja) serão adotadas medidas restritivas em todos os setores, incluindo comércio e transporte público. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, não existe um parâmetro fixo para os fatores usados na análise dos níveis de alerta. A situação é monitorada diariamente conforme a evolução dos casos.

 

Indicadores

Com base em indicadores sobre uso de máscara e de isolamento social, taxa de ocupação de leitos por pacientes de Ponta Grossa, crescimento de casos e avaliação de surtos,o município promove a implementação de ações específicas com foco no combate ao avanço do coronavírus. As ações vão, a exemplo das últimas medidas tomadas pela prefeitura, desde a definição de horários de funcionamento ou fechamento de estabelecimentos, adequações no transporte coletivo, reforço da fiscalização, implementação de bloqueios sanitários, desinfecção de vias e quaisquer outras medidas que possam contribuir de forma positiva para o cenário apresentado.

 

Relembra as medidas para evitar contágio

– Lave as mãos com frequência

– Faça uso de álcool 70° sempre que necessário

– Utilize máscara de contenção sempre que sair de casa

– Evite sair sem necessidade e estar em locais fechados ou com aglomeração

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.