em

Mutirão vai realizar 500 cirurgias de catarata no Hospital Regional

Com o objetivo de reduzir as filas de espera na região dos Campos Gerais, o Hospital Universitário Regional de Ponta Grossa irá ofertar um mutirão para realizar 500 cirurgias de catarata. A ação se deve a uma verba que será disponibilizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde, no valor de R$ 500 mil, para custear a realização dos procedimentos.

 

Arquivo DC
Primeiro mutirão está previsto para acontecer no mês de novembro

 

“Nós estamos preparando um edital de credenciamento para a contratação de uma empresa que será responsável pelas cirurgias. Ele deverá ser publicado nos próximos dias. O hospital entrará então com toda a sua estrutura, salas de cirurgia e equipamentos”, explica o diretor do hospital, Everson Augusto Krum.

De acordo com o diretor do Regional, o mutirão está previsto para acontecer a partir do mês de novembro. “Esta é a primeira vez que acontecerá um mutirão de cirurgias de catarata aqui no hospital e que vai beneficiar pacientes de toda a região que aguardam pelo procedimento na fila de espera”, ressalta.

Por falar em fila de espera, são aproximadamente 5 mil pessoas que aguardam ansiosas pela cirurgia na região. “O mutirão vai ajudar todos estes pacientes que, atualmente, precisam deslocar-se para fazer este procedimento em hospitais de Campo Largo, por exemplo”, complementa o diretor.

O valor disponibilizado pelo Governo do Estado, além de custear a empresa contratada, também cobrirá todos os exames dos pacientes, as lentes de contato e as consultas pré e pós-operatório.

Cirurgias

O diretor explica que o hospital realiza os mais diversos tipos de cirurgia, tanto eletivas (para quem está na fila) quanto de urgência emergência. Dos procedimentos realizados pelos mutirões do hospital encontram-se as cirurgias de amígdalas e adnoide; joelhos; histerectomia (remoção do útero, varizes e hérnias. Todas estas cirurgias totalizam 100 procedimentos ao mês.

O mutirão de cirurgias eletivas do Hospital Regional começou em fevereiro de 2016, a partir de uma iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde, desencadeada em 2015 pela 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.