em

Paraná é exemplo a ser seguido pelo Brasil, diz ministro

“O Paraná é um dos principais Estados da Federação na produção agrícola e consegue transformar isto em leite, aves, suínos, bovinos. O Paraná é um belo exemplo para ser seguido pelo resto do Brasil”. Esta é a avaliação do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Blairo Maggi, que esteve em Castro no último dia 1° de junho. Ele participou do V Fórum Mais Milho, evento realizado pela Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Associação dos Produtores de Soja e Milho do Mato Grosso (Aprosoja-MT), Associação dos Produtores de Sementes  do Mato Grosso (Aprosmat).

Nesta safra de verão, o Paraná está colhendo 24,5 milhões de toneladas de grãos, porém a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) projeta uma safra total, considerando as três cultivadas no Estado durante um ano, entre 40 milhões e 42 milhões de toneladas de grãos, se as condições de clima se mantiverem normais durante o inverno também.

Em Castro, o ministro falou sobre a importância do agronegócio na economia brasileira, que registrou crescimento de 1% no Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre, resultado puxado pelo PIB Agropecuário que aumentou 13,4% no mesmo período. Ele faltou também dos problemas de estocagem da safra (recorde nacional), mas dos avanços que houve ao longo dos últimos 40 anos em infraestrutura. Confira.

Impulso do agronegócio

O agronegócio sempre é a parte da economia que mais tem crescido nos últimos anos e o crescimento de 13,4% é basicamente a recuperação daquilo que perdemos no ano passado; são mais de 30 milhões de toneladas de grãos que deixaram de existir em 2016 por problemas de frustração de clima. A agricultura impulsiona a economia porque tem um volume maior de produção até mesmo com preços menores que no ano passado. Se tivéssemos mantidos os mesmos preços do mercado internacional do ano passado com a produção que nós temos, talvez tivéssemos crescido em torno de 17%.

Participação do PR no PIB

O Paraná é um dos principais Estados da Federação na produção agrícola e consegue transformar isto em leite, aves, suínos, bovinos. O Paraná é um belo exemplo para ser seguido pelo resto do Brasil.

Safra X armazenagem

Safra recorde é um problema bom. A gente tem problemas de estocagem, mas nos últimos anos os produtores têm se antecipado um pouco na comercialização do milho. Hoje, considerando que está organizado para exportação e para o consumo interno que vai acontecer, nós temos equacionado em torno de 70% da safra brasileira deste ano, o restante vai ter que se trabalhar agora, ampliar as exportações, tem estoque de passagem para fazer, enfim produzir bastante tem estes problemas, cai preço, não tem muito onde colocar; e a produção não melhorou só no Brasil, a Argentina e os Estados Unidos também colheram uma safra boa e isto deprimiu os preços e o produtor vai ter que conviver com isto.

Investimento em infraestrutura

Todos nós sempre reclamamos que queremos mais e isto está absolutamente correto. Agora se formos fazer retrospecto dos últimos 40 anos, o Brasil cresceu muito na área de produção e cresceu bastante em infraestrutura; ferrovias que não existiam hoje já trafegam, hidrovias foram implementadas, rodovias melhoradas e isto não pára e nós queremos mais. Quanto mais rodovias, estradas e ferrovias melhor será a competitividade. O Brasil já melhorou bastante e o Governo tem um novo programa de concessão e esperamos que a iniciativa privada compre esta ideia e a ideia do Governo é sempre dar aos investidores a garantia de que os contratos serão cumpridos, quer dizer um investidor deve saber como entrar no negócio, como ficar e lá na frente se quiser sair ele sai com toda segurança da legislação brasileira.

Plano Safra

Nós tivemos que reduzir os anos de pagamento; alguns programas que eram 15 anos para pagar baixaram para 12 anos para poder ter espaço de baixar os juros.  A aprovação da lei do teto, onde a gente não pode gastar mais do que produz, deu ao Governo um orçamento e tudo tem que estar dentro, portanto a agricultura é um setor que também foi afetado e por isto nós não conseguimos avançar. Esperamos que para o ano que vem a economia brasileira volte a crescer e se a economia cresce, abre espaço para a gente poder avançar. Penso que este é um ano um pouco difícil para a agricultura, os preços estão mais baixos, mas os produtores ainda irão chegar bem no ano que vem.

Debate sobre mercado de milho trouxe Blairo Maggi a Castro

Foto: Arquivo

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.