em

Pegaí oportuniza encontro entre ‘faces do crime’

Histórias transformadas pelo crime. Apenados da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa (PEPG) e uma vítima de assalto, que teve sua vida inteiramente modificada por conta de uma violência sofrida e que deixou sequelas, em uma ‘troca’ de experiências. O Instituto Pegaí Leitura Grátis promoveu este encontro entre as duas faces do mundo do crime na manhã desta quarta-feira, em mais uma ação desenvolvida dentro do Hospital de Livros.

Uma das empresas mantenedoras do Hospital de Livros do Instituto Pegaí na PEPG, a Agência Eletricka Klupp, vêm realizando desde o mês de março uma proposta de ‘capacitação’ dos apenados que atuam na restauração de livros, e desta vez levou o jovem Felipe Passos de 27 anos, hoje vereador na Câmara Municipal de Ponta Grossa, para falar sobre sua experiência de vida, e como um crime o transformou.

Aos 22 anos, Felipe e sua família foram vítimas de um assalto. “Três jovens entraram em minha casa. E quando vi que um deles estava prestes a atirar em minha mãe, me joguei na frente”, relatou o jovem, que era esportista, e pretendia seguir uma carreira circense, nos trapézios. O tiro acarretou em uma lesão medular, que acabou deixando-o paraplégico.

“Primeiro os médicos não acreditavam como saí vivo. E o primeiro diagnóstico que seria ficar tetraplégico, não se concretizou”, exulta Passos, creditando o fato à sua fé e força de vontade. “Nunca pensei em parar”, disparou, completando que a partir do fato, decidiu que sua vida ‘não seria em vão’. Hoje, além de parlamentar e missionário, ele já retoma suas atividades no esporte.

Os restauradores agradeceram por poderem conhecer e acompanhar o relato de Felipe. “Eu fiquei por 13 anos preso na Penitenciária Central do Estado e nunca tive uma ‘reunião’ como essa. Aqui estou aprendendo a dar valor para a vida”, disse José Carlos Carvalho.

A empresária Camila Kluppel, da Agência Eletricka pretende levar outras ‘experiências’ aos restauradores do Hospital de Livros. “Queria mostrar a eles que a vida é feita por decisões. O Felipe de hoje é o resultado de um crime. Ele poderia ter escolhido ficar em casa sem perspectivas, mas escolheu ser feliz”, explica ela que propôs aos apenados uma nova escolha: “de seguir o caminho do bem” após cumprirem suas penas.

Apoio

Além da Agência Eletricka Klupp, o Hospital de Livros do Instituto Pegaí Leitura Grátis na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa conta como mantenedores a Virtual Software para Seguros, a Unimed Ponta Grossa, a Gráfica iPrint e a M2 Gráfica Rápida.

Divulgação
Encontro emocionou os apenados que ouviram a história de Felipe Passos

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.