em

Paranaense 2015 terá mesma forma da competição deste ano

 

Fábio Matavelli

A intenção de Mikulis era ter mais partidas no Germano Krüger

A Federação Paranaense de Futebol 2015 junto com representantes dos 12 clubes do Estado, que disputam a primeira divisão, definiram como será  a fórmula do campeonato no próximo ano. O sistema de disputa será o mesmo de 2014. Além disso, foi divulgada a primeira rodada da competição. O campeonato deve começar no dia 1° de fevereiro.

 

Na primeira fase da competição as equipes disputam em turno único, onde as 11 equipes se enfrentam, se classificam para a sequência da competição oito times. A segunda fase do Campeonato será eliminatória, com quartas de final, semifinal e final. O critério de classificação será por número de pontos e saldo de gols. As decisões das fases finais serão feitas em duas partidas, e o clube com melhor pontuação decide a classificação como mandante.

Nas quartas de final as equipes serão distribuídas assim como na última edição o 1° colocado enfrenta o 8°, no grupo A, no B o 2° enfrenta o 7°, o 3° contra o 6° no C, e o 4° colocado encara o 5° no grupo D. As semifinais serão entre os vencedores do A contra do D (grupo E), e o B encarando o vencedor do grupo C (grupo F), com decisão na sequência.

Os quatro últimos colocados formam o grupo do descenso, que define quais são as duas equipes que disputam o campeonato em 2016 e quais caem para a segunda divisão da competição.   As duas melhores equipes com melhor pontuação e que não disputam a séria A, B e C do Campeonato Brasileiro disputam a série D. O encerramento do Campeonato está previsto para os dias 26 de abril e 3 de maio.

Antônio Luis Mikulis, diretor de futebol, comenta que queria mais partidas em Ponta Grossa. “Queríamos mexer, trazer mais jogos para Ponta Grossa, mas não foi possível. O arbitral é engessado, a  federação apresenta e acabamos concordando”,  explica Mikulis. Ponta Grossa irá receber quatro partidas, já que o Operário perdeu o mando de campo depois que um torcedor jogou um objeto no gramado, em partida contra o J. Malucelli.

Segundo o presidente da federação Hélio Cuty, não existiam outras possibilidades, devido ao calendário da CBF. “O calendário nos obrigou. Não tem outra forma, e o Estatuto do Torcedor também não nos permite mexer na fórmula”, diz.

No próximo ano, depois do encerramento  do campeonato deve acontecer uma nova reunião para definir a questão das cotas de televisão, para o Paranaense 2015 as equipes devem ter um aumento no valor que é depositado.

Atacante

O diretor de futebol do clube anunciou a contratação de um novo jogador. Douglas de Oliveira é o primeiro atacante a ser anunciando pelo clube, o atleta é ponta-grossense, mas nunca jogou por equipes da cidade.  O atacante já atuou em Criciúma, no Grêmio de Porto Alegre, em 2014 jogou no Tupi e no Novo Hamburgo. A diretoria tem  outros nomes que ainda estão em negociação.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.