em

Parques do Paraná são opção para Dia dos Pais

Foto: Divulgação
Uma boa alternativa para aproveitar o Dia dos Pais é entrar em contato com a natureza e, para comemorar a data, que tal visitar um dos 29 parques estaduais abertos neste domingo? As unidades de conservação do Paraná contam com a infraestrutura adequada para receber os visitantes e oferecem diversas palestras sobre conservação ambiental, biodiversidade e animais em extinção. 

Para quem quer fazer um passeio ao interior, às opções são inúmeras. Na região dos Campos Gerais, o Parque Estadual de Vila Velha, localizado em Ponta Grossa, tem como principal atrativo os arenitos que apresentam diversas formas, além das belas Furnas e a Lagoa Dourada, que leva este nome porque ao, pôr do sol, suas águas ganham um brilho especial. 

Já no município de Tibagi, o Parque Estadual do Guartelá oferece aos visitantes uma série de atividades. Um dos destaques é a bela trilha de cinco quilômetros (ida e volta), com dificuldade média para uma caminhada de 2h30. 

Durante o passeio guiado, é possível conhecer os rústicos panelões do Arroio Pedregulho, onde é permitido desfrutar de suas corredeiras de acordo com a temperatura. Já no mirante, é possível ver o cânion do rio Iapó e a cachoeira Ponte da Pedra. Já a Trilha das Pinturas Rupestres, com seis quilômetros de extensão e com dificuldade média, deve ser feita com guia e tem duração de quatro horas. 

Na região Noroeste, o Parque Estadual Lago Azul, localizado em Campo Mourão, é cercado de belas paisagens, sendo que a unidade de conservação possui diversas trilhas para uma apreciação visual da fauna e flora do Paraná. 

No norte paranaense, o Parque Estadual Mata dos Godoy, em Londrina, abriga diversas espécies de plantas e animais. Para visitas do público, é aberto somente 10% da área do parque, incluindo portais, trilhas (Trilha do Projeto Madeira, Trilha Interpretativa ou das Perobas e Figueiras e Trilha Álvaro Godoy ou dos Catetos) e programas ambientais. Os outros 90% são destinados a pesquisas e estudos. 

Uma opção para quem não pensa em se distanciar da capital é o Parque Estadual Pico do Marumbi, localizado no litoral do Estado, em Morretes. A unidade protege ecossistemas da Mata Atlântica e existem cinco trilhas de acesso ao Conjunto, todas marcadas com fitas de diferentes cores amarradas nas árvores. 

A administração da unidade oferece um mapa que orienta os visitantes sobre atividades, distância e tempo para realização das trilhas. Como a região é chuvosa, é aconselhável entrar em contato com o parque antes de fazer visitas para saber as condições das trilhas na época. 

Outro parque próximo a Curitiba é o Parque Estadual de Campinhos, localizado no município de Tunas do Paraná, região metropolitana de Curitiba. É formado por rochas e possui muitas cavernas. A Gruta dos Jesuítas é o principal atrativo do parque. A Trilha da Floresta proporciona caminhada de 900 metros em mata nativa, com diversas espécies vegetais. 

Horários de funcionamento e como chegar 

Parque Estadual de Vila Velha 

Quando: De quarta-feira à segunda-feira e feriados 

Horário: 8h às 17h30 

A bilheteria fecha às 15h30 

As visitas são ordenadas e monitoradas por funcionários e voluntários. 

Tel: (42)3228-1538 

Guartelá 

Quando: De quarta à domingo as 8h às 16h30 

Horário: 8h às 16h30 

Tel: (42) 3275-2269 

Marumbi 

Quando: De quarta à segunda-feira e feriados 

Horário: 8h30 às 18h 

Tel: (41) 3462-3598 e 3462-2954 

Lago Azul 

Quando: De terça à sexta-feira – 9h às 17h 

Aos sábados, domingos e feriados – 14h às 17h. 

Tel: (44) 3523-1915 

Mata dos Godoy 

Quando: Aos domingos e feriados 

Horário: 13h30 às 17h 

Tel:(43)3373-8700. 

Campinhos 

Quando: De quarta à domingo 

Horário: 9h às 16h 

(41) 3659-1428 

Para informações completas sobre os parques acesse https://www.uc.pr.gov.br

     

    Imagens do  Parque Estadual do Guartelá

      Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

      Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.