em

Detran leva educação para o trânsito para mais de 37 mil alunos

Somente nos primeiros quatro meses de 2014, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) – através de convênio com escolas e municípios – levou conteúdos e atividades de educação para o trânsito para mais de 37 mil alunos do 5º ano do ensino fundamental, em várias regiões do Estado.

O trabalho só é possível porque, desde dezembro de 2013, o Detran capacita professores da rede municipal para trabalhar o tema nas disciplinas que já compõem a grade curricular. Mais de 1,3 mil professores, de 134 cidades, já participaram do treinamento. A expectativa é que, até o final de 2015, mais 116 municípios se integrem ao projeto.

 “O trânsito faz parte do dia a dia de todos e é cada vez mais urgente que os temas relacionados a ele sejam pensados de forma conjunta. Só assim poderemos formar condutores mais responsáveis e tornar nossas ruas e estradas mais seguras”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Os professores passam por um processo de capacitação de oito horas, divido em duas etapas. A primeira consiste em trabalhar os conteúdos teóricos, a sensibilização e conscientização para o trânsito. A segunda etapa é prática, aonde são definidas as atividades que são desenvolvidas em aula.

Os professores, os alunos e seus pais recebem um kit composto por livros com sugestões de atividades para serem feitas dentro e fora da sala de aula. O objetivo deste material é incorporar o conteúdo de forma interdisciplinar, envolvendo o aluno, a família e comunidade escolar.

Em fevereiro de 2014, os professores dos municípios de Astorga e Ibaiti passaram pelo processo de capacitação e há um bimestre já estão aplicando os conhecimentos adquiridos em aula.

“Buscamos explorar interpretação de textos, análise de dados e educação de imagem, alinhando sempre a temática de trânsito. É muito bom perceber o quanto os alunos estão participando e gostando desta nova forma de aprender”, explica a pedagoga Luciane Ribeiro da Silva Fadel, da Escola Municipal Leônidas Ferreira de Melo, em Ibaiti.

O último levantamento realizado pelo Departamento, apontou que mais cinco municípios estão em processo de análise para iniciar as capacitações de educação para o trânsito no próximo semestre.

Arquivo
Professores passam por um processo de capacitação de 8 horas

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.