em

Falta de escrivães deixa inquéritos parados em Ponta Grossa

 

Erinton Carvalho é escrivão e acumula 600 inquéritos no 1º DP / Foto: Peterson Strack

 

Há uma semana, o DC publicou reportagem sobre o problema da falta de delegados na região da 13ª Subdivisão Policial (SDP). Durante a apuração, a equipe do DC também recebeu reclamações sobre a necessidade de mais escrivães de Polícia, que são os braços-direitos do delegado.

Embora a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária tenha informado que o efetivo policial civil cresceu 18%, entre janeiro de 2011 e janeiro de 2017, ainda há necessidade de mais efetivo, segundo o Sindicato das Classes Policiais Civis do Paraná (Sinclapol). Para o delegado sindical Erinton Muniz de Carvalho, somente para Ponta Grossa, seria necessário contratar mais 15 escrivães para amenizar o problema. Hoje, segundo ele, a cidade possui 20 policiais nesta função, sendo que seis deles trabalham exclusivamente para o plantão da 13ª SDP. “É o mesmo número de 15 anos atrás”, afirma Erinton, que é escrivão.

Atualmente, segundo Erinton, há entre seis mil e sete mil inquéritos em andamento na cidade. Só nos quatro Distritos Policiais há, no total, cerca de três mil e a maioria destas unidades conta com apenas um escrivão. Todavia, este mesmo policial também está na escala do plantão diurno e passa seis dias do mês fora do DP. Cada escrivão tem, em média, 200 inquéritos já instaurados para trabalhar, fora os novos – são cerca de 25 por mês. Mas, em algumas unidades, o número de inquéritos em andamento chega a 600.

Região

Erinton afirma que o deficit de escrivães não é exclusivo de Ponta Grossa e que uma das situações mais críticas na 13ª SDP – que abrange 19 municípios – é em Castro. De acordo com o sindicalista, lá são dois escrivães, mas um está afastado por licença médica e, por isso, o outro tem nas mãos mil inquéritos. “Para toda a área da 13ª SDP, seriam necessários mais 30 escrivães”, indica.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.