em

Richa marca presença na formatura de soldados em PG

Soldados serão designados para PG, Irati, Guarapuava, Lapa e Telêmaco / Foto: Rodrigo Covolan

O governador Beto Richa participou, nesta quarta-feira, da formatura de aproximadamente 250 novos soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, em Ponta Grossa. Em seu discurso, ele destacou o investimento na área de segurança, sendo possível, segundo o governador, graças ao ajuste fiscal decretado há dois anos. A formatura reuniu milhares de pessoas no Centro de Eventos, entre familiares dos soldados e autoridades militares e políticas.

O governador ressaltou que esta formatura – 2,8 mil policiais em todo o Paraná – é da segunda turma do concurso público realizado em 2012 e que teve recorde de inscritos. “Vieram candidatos de várias partes do Brasil”, disse.

Deste total de policiais formados na região dos Campos Gerais, 22 ficarão na área do 1º Batalhão da PM, que tem sede em Ponta Grossa, mas abrange nove municípios. Os demais serão distribuídos para Guarapuava, Irati, Telêmaco Borba e Lapa. Já dos 33 novos bombeiros, 21 serão designados para a área do 2º Grupamento.

Curso

O curso para formação dos novos soldados teve início em fevereiro de 2016 e incluiu aulas teóricas e práticas. Os alunos tiveram 1,5 mil horas/aula, sendo que 360 foram de estágio supervisionado nas ruas. Durante o curso, os soldados da PM tiveram disciplinas em várias áreas como direitos humanos e cidadania, legislação, técnicas policiais, uso de armamento e defesa pessoal. Já os bombeiros tiveram mais de 1,7 mil horas/aula em 39 disciplinas teóricas e práticas, entre elas, direito disciplinar, comunicação social, direito constitucional, salvamento aquático e combate a incêndios.

Telêmaco

O comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortato, destacou a criação do 26º Batalhão da PM, em Telêmaco, onde foi formado um dos núcleos de ensino deste curso de formação de soldados. Neste núcleo, foram formados 72 policiais.

A Klabin vai hospedar 50 integrantes (46 soldados e quatro aspirantes) do 26º B PM. Eles ficarão em um dos residenciais que abrigou trabalhadores do Projeto Puma, no bairro São Francisco. O local, que tem infraestrutura completa de esporte, lazer e alimentação, já havia sido cedido pela empresa para abrigar 90 policiais que participaram do curso de formação de soldados.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.