em

Proibição de pesca de espécies nativas termina nesta terça

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) alerta que mesmo com o fim da restrição à atividade, normas e regras ambientais precisam ser cumpridas pelos pescadores em todo o estado. Curitiba, 23/02/2017.Foto: Divulgação IAP A proibição da pesca de espécies nativas no Paraná, a piracema, termina nesta terça-feira (28). O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) alerta que mesmo com o fim da restrição à atividade, normas e regras ambientais precisam ser cumpridas pelos pescadores em todo o estado.
A restrição estava vigente desde 1º de novembro de 2016 e tem o objetivo de garantir a reprodução dos peixes para proteger a continuidade das espécies. A medida é adotada todos os anos, com base na instrução normativa do Ibama (nº 25/2009) e pela portaria do IAP (nº 206/2016).
Mesmo após o término da restrição da pesca, equipes do IAP e da Polícia Ambiental continuarão fiscalizando todas as regiões do Estado para que os peixes sejam pescados de forma racional e dentro das normas permitidas, ou seja, na quantidade, tamanho e com os materiais autorizados. “É preciso que as pessoas se atentem aos materiais utilizados para a pesca e que são proibidos durante todo o ano, além da maneira de se praticar a atividade. Tudo que é predatório, independentemente da época do ano, causa a extinção e devemos sempre garantir a preservação do meio ambiente e o estoque pesqueiro”, explica o diretor de Proteção e Emergências Ambientais do IAP, José Antonio Faria de Brito.
Pescadores flagrados em atividade e em desacordo com as restrições serão enquadrados na lei de crimes ambientais. Os infratores podem receber multas com valor a partir de R$ 700 por pescador, mais R$ 20 por quilo de peixe pescado. Além disso, materiais de pesca como varas, redes e embarcações podem ser apreendidos.
Divulgação
Equipes do IAP e da Polícia Ambiental continuarão fiscalizando todas as regiões do Estado
PORTARIA – A portaria do IAP restringe a pesca, o transporte e a comercialização de espécies como dourado, lambari, bagre, jaú, pintado, e outras, no Estado. O documento é válido somente para os rios de jurisdição do Paraná; não é válido para os rios federais como o Paraná, Paranapanema e Iguaçu.
O objetivo é proteger peixes importantes para a biodiversidade aquática, pois estudos de universidades do Estado comprovaram a redução dos estoques pesqueiros ao longo dos anos no Paraná.
AMADOR – A pesca amadora é permitida nas bacias com linha de mão, caniço simples e vara com molinetes ou carretilha. Também continua liberado o uso de iscas naturais e artificiais, sendo vedada a utilização de iscas à base de organismos vivos não nativos dessas bacias.
Cada pescador pode utilizar três equipamentos para a captura dos animais. A pesca de espécies consideradas exóticas, ou seja, que não são nativas da região, está liberada.

Rapaz ameaça criança de cinco anos em Ivaí

 

A Polícia Militar atendeu a uma situação inusitada em Ivaí, na noite dessa sexta-feira (24). Segundo a solicitante, há tempos ela vem se desentendendo com outra senhora devido ao relacionamento entre seus filhos pequenos. Na tarde de sexta, seu filho de cinco anos brincava sozinho na praça perto de sua casa, quando um rapaz de 20 anos ameaçou a criança, dizendo

que não se metesse com seus sobrinho, senão o “arrebentaria”.

A criança, bastante assustada, saiu correndo para chegar em asa, mas acabou caindo e ferindo o rosto. À noite, o mesmo cidadão voltou à casa da mãe da criança e, com algumas outras pessoas não identificadas, começou a provocar a família dizendo palavras ofensivas.

Quem estava na casa saiu, e teve início uma discussão, quando a Polícia Militar foi acionada, por volta das 22 horas. Ambas as partes foram encaminhadas à sede do Destacamento de Ivaí para Boletim de Ocorrência e termo circunstanciado por ameaça. O Conselho Tutelar acompanha o caso.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.