em

Secretaria de Segurança fecha o cerco contra pichadores em PG

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Estadual de Segurança Pública, já identificou um grupo responsável por cometer atos de vandalismo em diversos ponto da cidade. De acordo com o secretário de Segurança, Ary Lovato, a quadrilha é formada por jovens adultos (25 a 30 anos) e que costumam agir em prédios públicos.

“Com a ajuda das nossas câmeras de segurança e com base nas denúncias repassadas para a Guarda Municipal, nós conseguimos localizar estas pessoas e já sabemos onde elas moram. Outro fator que nos levou a localizar este grupo é por conta da mesma simbologia deixada por seus integrantes em cada pichação na cidade”, disse o secretário.

Segundo Lovato, o grupo é um dos responsáveis por cometer vandalismo em prédios que foram recuperados recentemente pelo poder público. “Nós fizemos um levantamento em cerca de 90 locais que foram alvo de pichações e realizamos um trabalho de recuperação. No ano passado, cerca de 20% destas construções foram pichadas novamente”, relatou.

O fator mais agravante, de acordo com o secretário, se deu no começo de 2017. “No início deste ano, até agora, houve um aumento significativo de pichações. Notamos que mais 30% dos prédios públicos foram, mais uma vez, alvo destes pichadores”, disse.

Pena

A Câmara de Vereadores aprovou nesta semana o projeto de lei municipal em que prevê aumento de R$ 2,5 mil para R$ 5 mil a multa para quem for flagrado danificando placas, banheiros de praças e/ou realizando pichações. Além do valor a ser pago, Ary comenta que a pena para atos como estes poderá variar de três meses a um ano de detenção.

“É uma preocupação muito grande e, por isso, temos realizado patrulhas constantes pela cidade, além de retomarmos as campanhas educativas juntamente com a Guarda Municipal. Vamos distribuir panfletos alertando toda a população sobre as pichações”, garantiu o secretário.

Relembre

No mês passado, a Guarda Municipal encaminhou três homens para a 13ª Subdivisão Policial (SDP) por estarem praticando atos de vandalismo. Na ocasião, um vasto material de pichação, entre latas de tintas, sprays e rolos de pintura, foi encontrado com dois homens na cidade. Na mesma noite, rapaz de 23 anos foi detido em flagrante pela ronda patrimonial apedrejando as vidraças da Arena Ponta Grossa.

Denuncie

A população pode fazer denúncias anônimas para a Guarda Municipal sobre atos de vandalismo na cidade através dos números 153 ou o 0800 643 2626.

Divulgação

Prédios da cidade voltaram a ser alvo de pichações.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.