em

Homem é solto após ficar mais de um ano preso injustamente

A Justiça reviu um caso julgado em 2009, e declarou inocente um rapaz que estava preso há mais de um ano na Cadeia Pública Hildebrando de Souza, em Ponta Grossa. Johnny Carvalho Lopes foi condenado inicialmente a 14 anos pelo crime de estupro, e preso injustamente. Ele foi reconhecido como autor do crime pela vítima, em 2005, quando se deu o fato. No entanto, a revisão do caso demonstrou que o verdadeiro autor era seu irmão, Odair Carvalho Lopes.

O advogado Edson Stadler, que abriu uma ação de justificação, buscou provar que Johnny estava em outro local no momento em que o crime ocorreu. Essas provas foram apresentadas em uma nova audiência, juntamente com a presença de novas testemunhas que demonstraram que ele não era o estuprador. Por último, a vítima de estupro também foi chamada a depor, e reconheceu o irmão de Johnny, Odair, como o estuprador.

“O crime foi cometido por três homens, e dois já estão presos. Portanto, ficou provador que o terceiro estuprador era o irmão que estava livre, e não aquele anteriormente julgado como culpado”, explicou o advogado. Segundo Stadler, o que se espera a partir de agora é uma reparação, na forma de indenização, que permita ao irmão inocente se recuperar dos danos e fazer tratamento psicológico, após pagar por um crime que não cometeu. Johnny foi solto na última sexta-feira (31), após ficar um ano, dois meses e 22 dias preso. Um novo inquérito deve ser instaurado pela Polícia Civil, para culminar no julgamento do irmão de Johnny.

Arquivo DC
Stadler: “Em casos de estupro, a palavra da vítima ganha relevância especial”

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.