em

Mutirão carcerário já beneficia 75 detentos em Ponta Grossa

O mutirão carcerário realizado em Curitiba nesta terça (13) e quarta-feira (14) já resultou em benefícios para, pelo menos, 75 detentos de Ponta Grossa. Desses, 42 estão na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa, dos quais 39 terão progressões para o regime semiaberto, dois terão saí com tornozeleira eletrônica e um terá progressão para regime aberto. Os outros 33 detentos beneficiados estão na Cadeia Pública Hildebrando de Souza, dos quais 21 terão progressão para o regime semiaberto, seis terão saídas com tornozeleira eletrônica e outros seis terão alvarás de soltura.

De acordo com o Departamento Penitenciário (Depen), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp), os números são parciais, e se referem a benefícios que já foram disponibilizados no sistema de informações do Tribunal de Justiça do Paraná. Os números devem aumentar nos próximos dias. Na próxima semana devem ser divulgados os números finais e as saídas efetivadas.

A medida visa reduzir o problema de superlotação nas unidades prisionais do Paraná. Nesses dois dias, além de Ponta Grossa, Paranavaí também seria alvo das análises judiciais. Mas o grande número de processos fez com que apenas Ponta Grossa fosse contemplada. Para o Ministério Público do Paraná, outros 178 dos quase 800 presos atualmente ocupando o Hildebrando de Souza têm o direito de serem transferidos, pois já estão condenados.

Arquivo DC
No Hildebrando, 33 presos já foram beneficiados

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.