em

PG registra a quarta maior apreensão de crack no Estado

Ponta Grossa registrou, em 2016, uma apreensão 119% maior que a verificada durante o mesmo período em 2015. O número consta no Relatório Quantitativo de Drogas Apreendidas no Paraná, divulgado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp).

Conforme o levantamento, esse volume de apreensões coloca Ponta Grossa em quarto lugar no ranking estadual, ficando atrás apenas de Santa Terezinha do Itaipu, Curitiba e São José dos Pinhais. Ponta Grossa teve 35,27 quilos da droga recolhidos em 2015. Em 2016 esse número saltou para os 77,39 quilos.

O número é um dos maiores registrados no Estado, mas Ponta Grossa também teve aumento nas apreensões de LSD (da 52 para 59 pontos), ecstasy (de 5 para 71 comprimidos) e de cocaína (de 2,09 para 2,83 quilos). Apenas as apreensões de maconha tiveram redução (de 925,78 para 693,46 quilos).

Muitas vezes a droga é apreendida em Ponta Grossa no momento em que é transportada para outras regiões. Devido à sua posição geográfica, a cidade é rota de passagem para traficantes que cruzam o Estado para distribuir o produto. Uma das maiores apreensões de cocaína deste ano foi registrada no mês passado, quando a Polícia Rodoviária Federal apreendeu mais de 106 quilos da droga, no fundo falso de um automóvel que vinha do Mato Grosso e seguia para São Paulo.

Ainda assim, ações locais buscam prevenir o uso de drogas na região. O Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas de Ponta Grossa (Comad-PG) vem realizando uma vasta programação no chamado “Junho Branco”. Nesta terça-feira (27), integra a programação a palestra “Políticas Públicas sobre Drogas”, com Luiz Carlos Hauer, às 8h15 e “Drogas e Adolescência”, às 10 horas, com Maria Cristina Venâncio e Nelson Venâncio Filho, do Centro Antitóxicos de Prevenção e Educação da Divisão Estadual de Narcóticos (Cape-Denarc).

 

Mais três quilos de crack

Mais uma apreensão foi feita na última sexta-feira (23). A equipe policial militar, seguindo denúncias feitas ao 190, obteve êxito em localizar um veículo VW Gol que estaria fazendo a entrega de drogas na região. Por volta das 16h30, no Bairro Boa Vista, os PMs presenciaram o momento em que um casal desembarcou do carro com uma mochila entraram correndo em uma residência. Em abordagem foram achados na mochila cerca de 3,1 quilos de crack, meio quilo de cocaína e sete gramas de maconha. Na residência estava mais um casal, que também foi preso. Foram apreendidos celulares e dinheiro.

Fábio Matavelli
PM apreendeu mais três quilos de crack em Ponta Grossa

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.