em

Tentativa de fuga antecipa transferências no ‘Hildebrando’

A equipe da Polícia Militar que faz a segurança externa da Cadeia Pública Hildebrando de Souza, em Ponta Grossa, evitou a fuga de um grupo de detentos no início da manhã desta sexta-feira (23). Diante disso, o Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen) antecipou as transferências que ocorreriam a partir de segunda-feira (26), como resultado de um mutirão judicial ocorrido neste mês. Vinte detentos já condenados foram transferidos para a Penitenciária Estadual de Ponta Grossa.

A tentativa de fuga foi percebida por volta das 6h15. Os presos conseguiram quebrar um pedaço da laje, e chegaram ao telhado do prédio. O grupo saiu da terceira galeria, pulou para fora das celas e chegou a uma área de estacionamento, porém não atingiu o perímetro externo da Cadeia. Os PMs notaram a movimentação, evitaram a fuga e chamaram reforços. Ao todo, 13 detentos tentaram escapar. Todos foram impedidos pelos policiais que trabalham na segurança externa 24 horas por dia.

Além do apoio da PM, a Guarda Municipal e o Pelotão de Choque também atuaram no controle da situação, junto ao Departamento Penitenciário, dando segurança para que os agentes fizessem a contagem dos presos, e confirmando que nenhuma fuga de fato ocorreu.

Ao longo da tarde, a Polícia Militar e agentes penitenciários realizaram uma operação “pente-fino” nas celas. A revista ocorreu em todas as celas e galerias, e resultou na apreensão de 28 estoques (facas improvisadas), uma barra de ferro, quatro porções pequenas de maconha, 16 aparelhos celulares, três baterias de celular, três carregadores de celular, cinco chips de celular, um cartão de memória, 110 gramas de maconha, 29 buchas de cocaína, dois fones de ouvido, uma corda, duas alavancas e um fio de luz.

 

Mutirões

O Hildebrando de Souza possui 207 vagas, mas possui perto de 800 presos. Para amenizar o problema da superlotação, um Mutirão Carcerário realizado nos dias 13 e 14 de junho analisou os processos dos presos das cadeias públicas de Ponta Grossa e Castro. Foram concedidas 194 progressões ao regime semiaberto e 132 presos foram liberados (incluindo tornozeleiras eletrônicas e alvarás de soltura) em Ponta Grossa. Já em Castro foram 12 progressões ao regime semiaberto e quatro presos liberados. No total, foram 342 benefícios concedidos. Os benefícios ainda estão recebendo nova análise do Depen.

 

Trabalho em equipe

O comandante do 1º BPM, Tenente-Coronel Edmauro de Oliveira Assunção, destacou o trabalho das equipes de segurança ao evitar a fuga e na operação pente-fino. “Os policiais atentos ao sistema de monitoramento e ronda externa detectaram a fuga e graças à sua rápida ação conseguimos evitar que 13 marginais ficassem foragidos da Justiça. Em conjunto com os agentes penitenciários, apreendemos ainda diversos objetos, demonstrando a eficiência da atuação dos policiais e o controle do Depen junto aos seus apenados”, disse.

Fábio Matavelli
Operação policial durou até o final da tarde

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.