em

Pesquisa da Polícia aponta redução dos crimes em PG

O setor de Estatísticas do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM) de Ponta Grossa informou, com exclusividade ao Diário dos Campos, os números preliminares resultado dos trabalhos das equipes no combate aos crimes de furto e roubo ao comércio no primeiro trimestre deste ano. Segundo o levantamento, o Município apresentou redução nos dois itens. Os furtos apresentaram uma retração de aproximadamente 13%, no comparativo com o mesmo período de 2016. Já os roubos tiveram uma redução mais significativa, de cerca de 22%.
Os dados são “flutuantes”, pois ainda podem ocorrer pequenas variações devido a boletins de ocorrência registrados tardiamente, mas não devem ser alterações significativas nos percentuais.
As estatísticas são mais positivas que as apresentadas pela Secretaria de Estado de Segurança (Sesp) há poucos meses, em seu relatório anual. O documento apontou que Ponta Grossa teve aumento de 14% nos roubos ao comércio no último ano, e redução de 8,83% no furtos no comparativo do total de 12 meses de 2016 com o mesmo período em 2015.
Para o capitão Aurélio de Santa Clara, oficial da Seção de Planejamento e Estatística do 1º BPM, os dados do primeiro trimestre de 2017 apontam para melhores resultados no combate à criminalidade, resultado das diversas ações realizadas pela Polícia Militar. Na opinião dele, as perspectivas também são positivas para os próximos meses.
“Ações como a ‘Operação Presença’, que ocorrem simultaneamente em vários municípios, assim como os bloqueios de trânsito e a ‘Operação Integrada’ devem ter o resultado conhecido mais à frente. O interessante é que essas atividades policiais acontecem em eixos comerciais, mas colaboram para a segurança de todos que frequentam esses ambientes, agregando proteção no transporte público, atividade de órgãos públicos, e deslocamento de pedestres e veículos de forma geral”, diz o capitão.

Maior policiamento
O empresário Hélio Sacchi, que atua no ramo de serviços, mas especificamente com postos de combustíveis, afirma ter percebido essa redução da criminalidade. “Tivemos 30 assaltos no primeiro semestre de 2015, foram 25 em 2016, e neste ano tivemos 10 ocorrências. Acredito que isso é resultado do policiamento que foi visivelmente ampliado, pelo menos na região da Avenida Souza Naves, onde vemos sempre viaturas passando e blitze acontecendo”, opina.

Região de Uvaranas

Em algumas regiões, no entanto, os comerciantes reclamam de um possível aumento na criminalidade. O Bairro de Uvaranas é uma área na qual os lojistas e prestadores de serviços cobram reforço no policiamento. Estevan Valente Landin tem um estabelecimento comercial na Avenida Carlos Cavalcanti, e acredita que, se houve redução na criminalidade, ela não ocorreu em Uvaranas. “Aqui já houve três tentativas de assalto. Em uma delas os ladrões conseguiram roubar, outras duas não. Mas aqui na Avenida todos os comerciantes, e nas vilas também, estão passando um ‘perrengue’ com assaltos”, diz Landin, que trabalha atrás das grades em seu comércio e já presenciou vários assaltos e arrombamentos. Somente na última semana, ele citou um hipermercado e um posto de combustíveis da região.

Divulgação
Comércio de Uvaranas ainda pede mais policiamento

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.