em

PG registra sete incêndios ambientais em um único dia

O Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa alerta a população para o risco de incêndios ambientais. Devido ao período de estiagem, interrompido apenas por breves pancadas de chuva na última quarta-feira (2), as chamas se alastram com facilidade, podendo rapidamente evoluir de pequenos focos de queimadas para grandes incêndios.

Um incêndio ambiental ocorrido em Ponta Grossa na tarde dessa terça-feira (8), obrigou uma concessionária de veículos a agir rapidamente para evitar prejuízo financeiro. O fogo iniciado em terreno da União, às margens da Avenida Souza Naves, no Sabará, se espalhou rapidamente devido à vegetação seca. Funcionários da concessionária vizinha ao terreno se alarmaram com a forte fumaça e a possibilidade de as chamas alcançarem os automóveis zero quilômetro estacionados no local. Rapidamente, todos se mobilizaram para afastar os veículos da área se incêndio. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu extinguir o fogo, evitando danos maiores.

No entanto, ao longo da terça-feira, pelo menos outros seis incêndios ambientais obrigaram à intervenção do Corpo de Bombeiros. Em um desses casos, o fogo atingiu um pomar da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).Também houve registro de incêndio ambiental na região de Uvaranas, outro nas proximidades do Cemitério do Bairro Colônia Dona Luiza, e outro próximo à central de gás do Hospital Universitário.

 

Prejuízos

O tenente Matheus Justino Cândido, do 2º Grupamento de Bombeiros, faz um apelo para que a população evite dar início a queimadas que, além de serem consideradas crime por força de lei municipal, também poluem o ar, acarretam problemas respiratórios e podem causar danos ambientais e materiais significativos. “Neste ano, somente até o final de julho, tivemos 79 incêndios ambientais. A maior parte, 49, ocorreu no mês de julho, justamente no período de maior seca, e quando as chamas se propagam com maior facilidade”, alerta. Apesar de os números apontarem uma redução em relação ao ano passado, quando apenas o mês de julho registrou 107 focos, o mês de agosto ainda não foi computado pelo 2º GB, e pode revelar estatísticas mais preocupantes que as de 2016.

 

Chuvas

O Simepar informa que deve ocorrer um aumento de nebulosidade no Paraná, especialmente a partir desta quarta-feira (9). No entanto, ainda há pouca probabilidade de chuva intensa na região de Ponta Grossa nos próximos dias. A maior parte das precipitações é registrada na região Sul e Oeste do Paraná.

Fábio Matavelli
Bombeiros e Brigada de Incêndio combateram fogo em concessionária

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.