em

Laroca questiona ‘conquistas’ de Sandro Alex

 

Divulgação

Laroca oficiou a Caixa Econômica Federal para esclarecer ‘conquistas’ do deputado federal e candidato a reeleição Sandro Alex (PPS)

O vereador Antonio Laroca Neto (PDT) se manifestou ontem, na sessão da Câmara de Vereadores de Ponta Grossa, a respeito de um informativo distribuído – via mala direta domiciliária – pelo deputado federal e candidato à reeleição Sandro Alex (PPS) . Segundo diz  o vereador, algumas afirmações contidas no material geraram dúvidas como, por exemplo, que o deputado viabilizou um dos maiores números de casas construídas pelo programa federal ‘Minha Casa, Minha Vida’, bem como foi o autor das indicações de aberturas de agências da Caixa em toda a região, como Arapoti, Piraí do Sul, Tibagi, Carambeí, além da unidade Sabará e também da agência Santa Paula, que ainda será construída. Outras informações são referentes ao saneamento e pavimentação.

Com o objetivo de buscar o esclarecimento dos fatos, o vereador oficiou a Caixa Econômica Federal, que afirma que a expansão da rede de atendimento é um projeto estratégico de se chegar a cinco mil unidades em 2016 e que cabe à superintendência regional, mediante critérios técnicos,  a definição quanto ao local de instalação das agências ou postos de atendimento.

Já com relação ao programa Minha Casa, Minha Vida, conforme consta no ofício emitido pela superintendência regional, a definição do local  do empreendimento e da construtora responsável pela obra é realizado pela superintendência regional da Caixa, atendendo as diretrizes definidas pelo Ministério das Cidades, que é o gestor do programa, e com base no déficit habitacional levantado pela Fundação João Pinheiro em 2010, e mediante análise das áreas de engenharia, jurídica e de crédito.

“Com o posicionamento obtido posso afirmar que a expansão das agências da Caixa, como também o programa Minha Casa, Minha Vida, não precisam de deputado federal para acontecer”, reforça o vereador.

Saneamento

Consta ainda no informativo distribuído pelo deputado Sandro Alex que R$ 74 milhões estão sendo investidos em Ponta Grossa por projetos realizados pela Sanepar e apresentados por ele. Também por meio de ofício, a superintendência da Caixa esclarece que os recursos para saneamento referem-se a financiamentos com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), relativos ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para saneamento básico, concedido via Caixa para as empresas de saneamento dos Estados e Municípios, e que o processo para obtenção do financiamento inicia-se com apresentação de proposta junto ao Ministério das Cidades, a qual passa por processos de avaliação e, posteriormente, a seleção da proposta. Em seguida, a Caixa é comunicada da seleção e inicia o processo de aprovações de projetos para efetivar a contratação da operação financeira.

Pavimentação

No informativo também há afirmação que o deputado trouxe para Ponta Grossa mais de R$ 20 milhões em investimentos federais para pavimentação e que novos recursos estão sendo pleiteados para outras cidades da região. Também em retorno ao ofício emitido pelo vereador Laroca, a superintendência regional da Caixa esclarece que os recursos de pavimentação também são financiamentos do FGTS dentro do PAC, na modalidade PAC Mobilidade, oferecido aos municípios para a melhoria da malha viária. O processo inicia-se pela apresentação ao Ministério das Cidades, por parte do município, de propostas de obras de pavimentação, a qual passa pela seleção do Ministério gestor. No caso de seleção de propostas, o agente, conforme consta no ofício, o agente financeiro indicado na proposta é comunicado para que providencie a sequência nos procedimentos para a contratação de operação de financiamento.

Crítica

O vereador Delmar Pimentel (PP) criticou a postura do parlamentar Antonio Laroca Neto. “Quanto mais representação melhor será para nossa cidade, ganhe quem ganhar. Jamais vou falar sobre algum candidato, em véspera de eleição, para que ele não ganhe, mesmo que tenha qualquer tipo de documento contra ele”, frisou.

 

Sandro Alex

O deputado Sandro Alex disse ontem que todas as informações contidas no informativo já foram publicadas, inclusive no seu site. Ele alega que há ofícios emitidos por ele pedindo a abertura de novas agência da Caixa e que, portanto, ele ajudou nessa conquista. “Faço meu trabalho de ajudar, intermediar, cobrar. Infelizmente há interesses políticos, mas tudo o que consta no material já foi publicado pelos jornais da cidade”, finaliza. (P.B)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.