em

Dilma abre vantagem sobre Aécio, mostram pesquisas

Divulgação

Segundo turno das eleições acontecem neste domingo

Nova pesquisa Datafolha, divulgada na tarde de ontem, mostra a candidata à reeleição Dilma Rousseff, do PT, com 48% das intenções de voto para a presidência do Brasil. Com a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, a presidente tem entre 46% e 50%. Já o candidato Aécio Neves (PSDB)  aparece com 42%. Considerando a margem de erro, ele tem de 40% a 44%. A diferença entre eles, portanto, está além dos limites da margem de erro.

Na comparação com a pesquisa anterior, divulgada na quarta-feira, dia 22, a presidente cresceu um ponto percentual, enquanto que o senador caiu um ponto percentual. Os votos brancos e nulos nesta pesquisa somam 5%, ante 6% no levantamento anterior, e o índice de indecisos cresceu nesta pesquisa e é de 5%, contra 4% na pesquisa realizada na quarta-feira.

A pesquisa Datafolha mostra ainda os votos válidos, ou seja, quando não considerados os votos brancos, nulos e indecisos. Dilma Rousseff aparece com 53% das intenções de voto e Aécio Neves 47%. Nas quatro pesquisas anteriores do Datafolha neste segundo turno, a situação entre os dois candidatos sempre foi de empate técnico. Nas duas primeiras com o tucano numericamente à frente (ambas por 51% a 49%). Nas duas últimas, com petista numericamente à frente (nos dois casos, por 52% a 48%).

O Datafolha também mostra a avaliação do governo Dilma. 44% consideram a administração petista como “boa ou ótima”, ante 42% do levantamento anterior. A pesquisa também mostra que 41% dos eleitores afirmam que não votariam em Aécio de jeito nenhum.

O Datafolha ouviu 9.910 eleitores, nesta quarta e quinta-feira. O índice de confiabilidade é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-1162/2014.

IBOPE

Já a terceira pesquisa Ibope, divulgada ontem, também mostra a atual presidente em vantagem com relação ao senador Aécio Neves. Dilma aparece com 49% das intenções de voto, enquanto Aécio Neves tem 41%. Indecisos que somavam 5% na pesquisa anterior agora são 3%. Votos brancos ou nulos mantiveram a mesma taxa do levantamento anterior, de 7%. Com isso, Dilma cresceu seis pontos percentuais nesta  pesquisa e Aécio contabiliza perda de quatro pontos percentuais em relação à pesquisa passada. O número de votos válidos, ou seja,quando não são considerados os votos brancos, nulos e indecisos, também apresentam mudanças. Dilma tem 54% dos votos válidos, ou seja, cinco pontos percentuais a mais do que na pesquisa passada, e Aécio Neves tem 46%, ou seja, cinco pontos percentuais a menos. A diferença de oito pontos percentuais entre os dois concorrentes está além da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento Ibope aponta ainda que a rejeição do senador Aécio passou de 35% para 42%, enquanto que o índice de eleitores que disseram não votar em Dilma de jeito nenhum se manteve estável, de 36%. A pesquisa Ibope ouviu 3.010 eleitores, entre segunda e quarta-feira, em 203 cidades brasileiras. O índice de confiabilidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR- 01168/2014.

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.