em

Irati aumenta arrecadação e cumpre compromisso

Divulgação

Prefeito de Irati, Odilon Burgath, negociou ontem a data base

Prestes a fechar o ano, a Prefeitura a Prefeitura de Irati reconhece que ainda possui algumas dificuldades em equilibrar seu orçamento anual, mas, honra compromissos com seu funcionalismo e fecha com desempenho de arrecadação acima do esperado. O aumento na arrecadação se deve as diversas ações feitas pela Secretaria da Fazenda para que os cofres públicos obtivessem um aumento, como a contratação de novo software para ampliar o sistema de fiscalização do ISS, que somente na primeira etapa de implantação gerou um acréscimo de 50% no valor arrecadado, referente a este imposto.

Outra ação foi por meio da aquisição de duas imagens de satélite, de alta e média precisão, e de software de informação geográfica, onde a prefeitura pode visualizar de forma precisa toda área urbana do município, que somada a base cartográfica viabilizou uma visão dos lotes e suas construções, organizando a cobrança de impostos, e ainda, o convênio estabelecido com a Receita Federal, que viabilizou 100% da arrecadação referente ao ITR, para os cofres públicos.Porém, mesmo com o aumento da arrecadação, a administração enfrenta algumas dificuldades para equilibrar o orçamento municipal, devido à falta de repasse estadual para principalmente os setores da saúde e educação.

Outra questão, que igualmente impacta nas contas, é relativa ao funcionalismo público.   Em 2014 a prefeitura vem cumprindo com o pagamento dos 35% devidos há mais de 18 anos. Esse aumento foi acordado no início do mandato, ocasionando um reajuste na folha de pagamento de cerca de R$ 1,5 milhão, somente nos últimos 10 meses. Se comparado a 2013 (quando foi concedido o aumento) e 2014, somente esse acordo já representou para os cofres da prefeitura um aumento de 36% na folha de pagamento.

Também sobre o funcionalismo público, reuniram-se ontem com o prefeito de Irati, Odilon Burgath, autoridades municipais e integrantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Irati (SISMI), para negociação da data base, onde foi decidida a concessão de 1,5%, inclusive o retroativo que já cai na folha de pagamento no mês de novembro.Odilon Burgath salienta que em dois anos, foi pago metade de uma dívida que já vinha há 18 anos no judiciário. “A prefeitura vem fazendo de tudo para honrar seus compromissos com o funcionalismo público, realizando no ano de 2013 aquele acordo histórico e após 18 anos de briga judicial, nós estamos cumprindo este pagamento, já pagamos mais de 17,3%, metade do acordo,” explica Odilon.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.