em

Nova Mesa da Assembleia será eleita dia 1° de fevereiro

 

Um dos detentores de maior número de mandatos na Casa, Nelson Justus comandará a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Foto: Divulgação)

 

A Mesa da Assembleia Legislativa será eleita no próximo dia 1º de fevereiro, na segunda sessão preparatória, que sucederá a posse dos deputados eleitos para a 18ª Legislatura (2015-2018). O início da posse está marcado para as 15 horas. Conforme o Regimento Interno da Casa, o processo eleitoral que ocorrerá em seguida será conduzido, sempre que possível, pela mesma Mesa da sessão anterior .

Como o deputado Valdir Rossoni (PSDB) elegeu-se deputado federal, caberá ao deputado reeleito Nelson Justus (DEM), o mais idoso dentre os detentores de maior número de mandatos, comandar os procedimentos para a eleição simultânea do presidente, três vice-presidentes e cinco secretários que comporão a nova Mesa. A eleição do presidente importará a dos demais membros com ele inscritos na chapa. Após a proclamação dos eleitos, o presidente das duas sessões preparatórias dará por encerrada sua missão, entregando o posto ao parlamentar eleito para liderar o Legislativo estadual pelos próximos dois anos.

A eleição dos membros da Mesa será feita por meio de votação nominal, utilizando-se o painel eletrônico de votação. O Regimento Interno define que a eleição se dará por maioria absoluta de votos. Os integrantes da Mesa terão mandato de dois anos, e na sua composição será observada, tanto quanto possível, a representação proporcional dos partidos ou blocos parlamentares formados até o dia da posse, no início da cada Legislatura.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.