em

513 deputados são empossados na Câmara

 

 

 

A Câmara dos Deputados realizou a primeira reunião preparatória na manhã deste domingo (1º) para dar posse aos 513 deputados eleitos em outubro.

O deputado Miro Teixeira (PROS-RJ) presidiu os trabalhos por ser o mais idoso entre os com maior número de mandatos. Todos os 513 deputados prestaram o compromisso de “defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

Entre os empossados, 289 são deputados reeleitos, 26 já tiveram mandato em algum momento e 198 são novos deputados – que chegam à Câmara Federal pela primeira vez. Após a cerimônia de posse, os deputados terão até as 13h30 para registrarem a formação de blocos parlamentares na Secretaria-Geral da Mesa Diretora (SGM). Às 14h30, ocorre a primeira reunião de líderes para definir quais partidos ou blocos ocuparão quais cargos na Mesa Diretora, que é composta pela Presidência da Câmara dos Deputados, duas vice-presidências, quatro secretarias e igual número de suplências. Todos têm mandato de dois anos.

Candidatos à Presidência da Câmara

Até agora, quatro parlamentares registraram candidaturas à Presidência da Casa: Arlindo Chinaglia (PT-SP), Chico Alencar (Psol-RJ), Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Júlio Delgado (PSB-MG). Os nomes para os demais cargos devem ser definidos na reunião de líderes de domingo. O prazo final para o registro das candidaturas na SGM se encerra às 17 horas, e a eleição da Mesa começa às 18 horas.

Senado

No Senado os senadores eleitos em outubro do ano passado vão tomar posse às 15h para exercerem mandato até 2023. Em seguida será realizada a eleição da Mesa (que inclui ainda duas vice-presidências e quatro secretarias, além de vagas de suplentes).

Os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Luiz Henrique (PMDB-SC) disputam a Presidência do Senado para o biênio 2015-2016.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.