em

Traiano assume presidência da Assembleia. Plauto é 1º Secretário

 

 

Os integrantes da Mesa Executiva da Assembleia Legislativa, órgão colegiado que dirigirá os trabalhos legislativos e administrativos do Poder Legislativo estadual nos próximos dois anos, foram eleitos durante a segunda sessão preparatória realizada neste domingo (1º), logo depois da posse dos deputados estaduais membros da 18ª Legislatura, instalada na ocasião. A chapa “Parlamento Forte” – liderada pelo deputado Ademar Traiano (PSDB), como candidato à Presidência, única inscrita para o pleito, foi aprovada com 51 votos favoráveis, havendo ainda duas abstenções. Somente o deputado Nelson Justus (DEM), na qualidade de presidente da sessão, não votou.

Plauto Miró Guimarães (DEM) foi novamente eleito para responder pela 1ª Secretaria da Casa, enquanto Ademir Bier (PMDB) também foi reconduzido para a 2ª Secretaria. Os demais membros da Mesa Executiva para o biênio que inicia são os seguintes: Jonas Guimarães (PMDB), 1º vice-presidente; André Bueno (PDT), 2º vice-presidente; Gilberto Ribeiro (PSB), 3º vice-presidente; Adelino Ribeiro (PSL), 3º secretário; José Carlos Schiavinato (PP), 4º secretário; e Ney Leprevost (PSD), 5º secretário.

Proclamada eleita a Mesa pelo deputado Nelson Justus (DEM), que presidia a sessão até aquele momento, os eleitos assinaram o termo de posse, com Ademar Traiano assumindo a Presidência, assim como os secretários Plauto Miró e Ademir Bier passaram a ocupar as respectivas cadeiras à Mesa diretora dos trabalhos.

O novo presidente fez então o seu primeiro pronunciamento como chefe do Poder Legislativo estadual, destacando especialmente que pretende investir em novos canais de acesso à informação por parte do cidadão, ampliando cada vez mais a transparência das ações da Assembleia, valorizando seus servidores e dedicando tratamento respeitoso aos deputados. Traiano sinalizou também que pretende realizar uma administração que buscará a união e o fortalecimento da Casa. “Todos serão reconhecidos e prestigiados pelo trabalho que desempenharão – nas comissões, no Plenário, nos cargos de direção e na atuação política”, sublinhou. O deputado concluiu a sua manifestação assegurando que todos os paranaenses podem contar com seu empenho, dedicação e senso de Justiça “para que todos possamos ter orgulho da nossa Assembleia Legislativa”.

Pouco antes do encerramento dos trabalhos o presidente Traiano convocou seus pares para a sessão plenária a ser realizada nesta segunda-feira (2), no horário regimental das 14h30, para cumprimento do disposto no inciso X do art. 87 da Constituição Estadual, quando o governador do Estado, Beto Richa, apresentará a mensagem e o seu plano de Governo, expondo a situação do Estado.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.