em

João Carlos pede que professores e servidores voltem ao trabalho

 

João Carlos Gomes: “vamos continuar conversando para resolver tudo da melhor forma possível”

Ceres Vieira

 

Com a liberação de R$ 27 milhões para custeio das sete universidades estaduais do Paraná na última quarta-feira, o comprometimento do governo em pagar o terço de férias de professores e servidores em parcela única no mês de março e ainda a criação de um grupo de trabalho para debater a autonomia das universidades, a expectativa do governo agora é de que depois de quase três semanas em greve, as aulas para mais de 120 mil alunos voltem ao normal nos próximos dias.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes disse em entrevista do Diário, que esse é o momento de dar um passo atrás para continuar seguindo em frente.

Professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) se reúnem amanhã em assembleia para decidir se voltam às aulas. Os servidores já declararam que vão continuar em greve.

 

DC: Como o senhor analisa a condução do governo nas negociações?

João Carlos: Tivemos uma semana intensa de negociações entre governo e sindicatos dos servidores e professores, reuniões com reitores e várias área do governo e estamos resolvendo questões importantes que são reivindicações justas. Chegamos a um resultado positivo, mas as conversações continuam.

 

DC: As universidades já podem retomar as atividades com o montante liberado pelo governo?

João Carlos: Atendemos às reivindicações tanto dos professores e servidores, quanto dos reitores. Em relação ao custeio, nesse primeiro trimestre o governo está com dificuldade de caixa e foi priorizado o pagamento da folha de pessoal. Mas em relação às universidades, somente as folhas não seria suficiente para atividades normais e o governo foi sensível e tivemos a liberação de R$ 27 milhões para o custeio das universidades. Foi um trabalho feito por todos e os recursos darão condições de iniciar atividades desse primeiro trimestre.

Estamos com o pagamento em dia, o salário de fevereiro foi depositado na última sexta-feira, e professores e servidores vão receber o terço integral de férias no mês de março, o que também era uma reivindicação justa. O governo está cumprindo com sua obrigação.

Leia mais na edição impessa do DC.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.