em

João Carlos Gomes assume Secretaria de Educação

Ex-reitor da UEPG deixa Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e assume pasta que sofreu desgaste com greve de professores; troca de comando da PM também mudou após violência em protesto de professores

 

Arquivo DC

João Carlos Gomes está no secretariado estadual desde 2013

João Carlos Gomes, ex-reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), assume a Secretaria de Estado da Educação (SEED). Antes titular da Secretaria de Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Gomes deixa a pasta para Nádina Moreno (ex-reitora da Universidade Estadual de Londrina) e assume um dos setores que mais renderam problemas para o governo de Beto Richa (PSDB) no início deste segundo mandato.

A mudança foi anunciada no início da tarde de ontem, quando Fernando Xavier Ferreira foi desligado da SEED, após quatro meses à frente da Secretaria. Em meio à duas greves dos professores da rede estadual e desgastado também pelo episódio em  que mais de 200 pessoas ficaram feridas durante uma manifestação de professores e servidores em Curitiba na semana passada, Ferreira acabou sendo a primeira troca no secretariado de Richa após a crise junto aos servidores.

Gomes, que estava na SETI desde 2013 é considerado com um perfil mais ligado ao tema, enquanto que Ferreira era mais ligado à iniciativa privada (foi presidente de empresas como Telefônica e Telepar e tinha mais proximidade com o setor de telecomunicações) e teria se desgastado com a negociação com os professores durante as greves. A relação com os professores, inclusive, deverá ser o principal desafio de Gomes à frente da SEED e já teria participado de uma reunião para avaliar o movimento grevista. No final da tarde os professores da rede decidiram pela manutenção da greve em todo o estado, por tempo indeterminado.

Comando da PM

Além da mudança na Secretaria de Educação, ontem também foi informado que César Kogut deixou o comando-geral da Polícia Militar. A mudança ocorreu após o secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SESP), Fernando Francischini, conceder entrevista coletiva e afirmar que a responsabilidade pela violência contra os servidores era de responsabilidade da PM. Até o fechamento da edição, o nome do substituto de Kogut não havia sido informado pela Secretaria de Segurança.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.