em

Marcio Pauliki propõe ‘Pacto pela Saúde’

Após três meses de estudos, o deputado estadual Marcio Pauliki (PDT) lançou o ‘Pacto pela Saúde’. A medida, segundo o parlamentar, é um plano que contém dados técnicos e uma análise dos hospitais da região dos Campos Gerais.

De acordo com Pauliki, todos os pedidos já estão protocolados na Secretaria de Estado da Saúde e uma das principais reivindicações é a regularização das pendências financeiras. Os quatro eixos norteadores, segundo o deputado, são tratamento fora do domicílio (TFD), aumento do repasse do Estado para a média complexidade, saúde mental e readequação na gestão da saúde.

Um dos itens do Pacto pela Saúde é a alteração no credenciamento da Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa como Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) de uma área de abrangência de 500 mil para 1 milhão de habitantes, pois o hospital já atende um território com 1,3 milhão de pessoas.

Outra sugestão de Pauliki são mutirões para atender à demanda por especialidades, principalmente oftalmologia, ortopedia e ginecologia. “A intenção é criar uma parceria público-privada e contratar clínicas particulares para atenderem os pacientes em toda a região através do Consórcio de Saúde”, relata.

Além disso, o Hospital Vicentino já solicitou o seu descredenciamento Sistema Único de Saúde (SUS), devido às dificuldades nos repasses do estado. Os 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) existentes na estrutura serão perdidos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.