em

Beto Richa se encontra com Dilma em Brasília

Divulgação
Richa: “Vamos deixar claro que os governos não aguentam mais a sobrecarga de responsabilidades”

A presidente Dilma Rousseff (PT) se encontra hoje com todos os governadores do país, para discutir, entre outros temas, a arrecadação e os repasses da União.

A governabilidade será um dos temas de encontro, que também irá abordar o ajuste nas contas públicas diante das perdas de arrecadação e temas como a reforma do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Os governadores querem mostrar que os estados e municípios brasileiros estão sobrecarregados com a queda de arrecadação e com a concentração excessiva de recursos no governo federal.

“Vamos deixar claro que os governos não aguentam mais a sobrecarga de responsabilidades que, historicamente, é repassada para os Estados sem a devida compensação financeira”, disse Beto Richa (PSDB).

“Atualmente, há uma extravagante concentração de recursos em Brasília, enquanto os governadores e prefeitos estão de joelhos e com o pires nas mãos. Parece que eles querem as administrações estaduais e municipais fragilizadas e dependentes da administração central”, disse Richa.

O vice-presidente Michel Temer, por sua vez, afirmou que os governadores serão “bons aliados no interesse da federação e dos próprios estados”. Segundo Temer, Dilma já tomou a decisão de promover uma reunião ampliada com todos os chefes dos executivos estaduais.

Temer disse que os governadores serão bons articuladores, “especialmente em benefício dos estados”. “Quando você tem aumentos, na área federal, eles repercutem, pelo efeito cascata, nos estados”, disse o vice-presidente.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.