em

Oposição se vê fortalecida em pesquisa

Parlamentares creditam índices em levantamento divulgado pelo DC à fragilidade do Executivo municipal no momento

Divulgação

Laroca e George foram apontados como mais atuante e popular em pesquisa

A pesquisa realizada pelo Instituto Pesquisa Planejamento e Marketing (PPM) que analisa o trabalho dos vereadores e da Câmara de Ponta Grossa repercutiu entre os parlamentares, sobretudo entre a oposição, que viu os números divulgados pelo Diário dos Campos como um indicativo de enfraquecimento do Executivo.

Pelo levantamento do PPM, os vereadores apontados como mais populares e mais atuantes são justamente aqueles que não pertencem à base governista. George Luiz de Oliveira (PMN) – apontado como o parlamentar mais popular – e Antonio Laroca Neto (PDT) – indicado pelos entrevistados como o mais atuante da Câmara – aproveitaram para tecer críticas à atual gestão municipal.

“O que se vê é uma fragilidade do Executivo, em que a população acaba batendo no Legislativo. As reclamações acabam indo para o vereador, que está mais próximo do povo, justamente porque o Executivo não está comprometido com a população”, disse Laroca. “Uma das funções do Legislativo é fiscalizar o Executivo, coisa que não vemos muito nessa Câmara, onde alguns vereadores têm cargos dentro da Prefeitura e em nome da manutenção desses cargos acabam não exercendo essa função. Muitas pessoas pensam que o problema do buraco da rua, do terreno baldio abandonado, é culpa do vererador. Hoje o prefeito está blindado em seu gabinete”, criticou George.

Pedro Paulo Perroni, diretor do PPM, também vê uma fragilidade da Prefeitura nos resultados da pesquisa. “Ajudar a resolver os problemas não é a principal função do vereador, entretanto a maioria dos entrevistados vê isso como o uma prioridade. Isso pode significar uma omissão da administração nos bairros. (Resolver os problemas) Não é a função do vereador, mas acaba sobrando para ele, que é quem vai até lá. E aí começa um desvirtuamento de funções”, analisou Perroni.

Credibilidade

Já para Daniel Milla (PSDB), os dados coletados pela pesquisa refletem uma descrença por parte da população na classe política, representada em todas as esferas. “A categoria política está perdendo credibilidade. Hoje as esferas estadual e nacional passam por crises financeiras, também há questões de corrupção e hoje aumentando impostos. Na hora de se votar é também necessário que se tenha a consciência de para quem está indo este voto”, informou Milla. O levantamento ainda apontou que para 1,8% dos entrevistados, o tucano prestou algum tipo de ajuda quando solicitado. O parlamentar tem o melhor desempenho nesta parte do questionário, já que para 87% dos ouvidos nenhum vereador ajudou quando foi solicitado. “Hoje parlamentar tem que ser acessível à população. Mas infelizmente nós dependemos do Executivo para atender aos pedidos da população”, complementou o vereador.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.