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Estado quer devolver 750 quilômetros de rodovias

O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho se reúne hoje com o Ministério dos Transportes para pedir mudanças na lei que quer repassar ao Paraná cerca de mil quilômetros de rodovias federais. A proposta do Governo do Paraná é absorver perto de 200 quilômetros de rodovias, consideradas estratégias e devolver os outros 750 quilômetros restantes.

Na proposta do Paraná, o Estado ficaria com 197,40 quilômetros de rodovias federais, de um total de 945 quilômetros que a União quer estadualizar.

O estudo da Secretaria de Infraestrutura priorizou as rodovias BR-158 (entre Peabiru e Campo Mourão), BR-487 (acesso Oeste de Campo Mourão ao Rio Muquilão) e a BR-272 (Campo Mourão a Goioerê e o trecho Francisco Alves a Guaíra), além da área urbana da BR-476, em União da Vitória.  “O Estado quer encontrar uma solução negociada, que resolva um problema herdado de 2002. Por isso, nossa equipe técnica escolheu rodovias que poderão ajudar na ampliação da malha rodoviária estadual”, disse o secretário.

No encontro, o Estado quer também discutir as ações para devolução da Ponte de Guaíra e também investimentos no acesso do Porto de Paranaguá. O Estado pretende manter 3,5 quilômetros de rodovias federais que hoje dão acesso à ponte Ayrton Senna, pela qual chega-se ao Paraguai e ao Mato Grosso do Sul. Neste ponto já há agrupamentos das polícias Federal e Rodoviária Federal.

No mesmo encontro, o Estado vai pedir agilidade do governo federal na licitação para melhorias da rodovia Ayrton Senna (continuação da BR-277), que dá acesso ao Porto de Paranaguá. “O governo federal já anunciou que pretende recuperar, que tem projeto pronto e licitação a ser lançada. Queremos melhorias, pois isto prejudica também o escoamento da safra brasileira”, disse.

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