em

AMCG e Observatório propõem ações pela transparência

Problemas na execução de contratos, obras municipais com problemas, produtos entregues sem a devida especificação ou em quantidades menores. Para tentar sanar, ou amenizar, todas estas situações que ocorrem em obras contratadas pelas Prefeituras Municipais, o Observatório Social dos Campos Gerais e a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) realizarão cursos para a qualificação dos servidores municipais. O primeiro deles ocorreu ontem, na sede da Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG) e foi realizado pela Controladoria Geral da União (CGU). “Esta é uma demanda específica do Observatório, que vislumbrou problemas na execução de contratos e solicitou curso específico para os fiscais”, contou Herbert Zandomenico, analista de finanças e controle da CGU.

Conforme Zandomenico este tipo de situação, com problemas na execução do contrato devido às empresas que entregam produtos diferentes do acordado, ocorre, na maioria das vezes, pela falta de profissionais adequados para exercer o papel de fiscal de obras. “Pode ser devido a falta de controle da Prefeitura, pela não designação de fiscal ou pela indicação de profissionais não qualificados pra a função”, avalia.

Para o representante da CGU, os fiscais são essenciais para que as Prefeituras melhor administrem os recursos públicos. “Além disso, os gestores podem ser responsabilizados por esta falta de controle”, completa, lembrando que é o prefeito o responsável pela correta indicação dos fiscais, e que cada contrato deve contar com um profissional qualificado.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.