em

Impeachment e manifestações podem ganhar força, diz instituto de pesquisa

Para instituto de pesquisa, adesão a manifestações programadas para o dia 13 pode ser ‘turbinada’ após desdobramentos da Lava Jato nessa semana

Os desdobramentos da Lava Jato, sobretudo o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva podem impulsionar as manifestações contrárias ao PT e à presidenta Dilma Rousseff, e o discurso de impeachment pode ganhar força nos próximos dias e a reação nas ruas será fundamental para que saída da presidente seja possível. Ao menos é que se pode interpretar os dados que veem da opinião pública.

De acordo com o presidente do Instituto Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, os mais recentes fatos ligado à Lava Jato podem reascender a força do impeachment de Dilma, que segundo ele, haviam esfriado. “A popularidade de Lula e Dilma não tem muito o que mexer, mesmo com todos estes fatos, eles estavam no fundo do poço. A situação política no país é instável, mas as manifestações, até então estavam frias. Agora, elas podem ser turbinadas”, comenta Hildalgo.

O Paraná Pesquisas divulgou um levantamento feito entre o fim de fevereiro e começo de março, divulgados na última sexta-feira, e nele apontava que pouco mais de 50% dos ouvidos não tinham conhecimento das manifestações programadas para o próximo dia 13. Ainda de acordo com a mesma pesquisa, mais de 70% dos entrevistados não tinham a intenção de comparecer aos eventos do dia 13.

O mesmo levantamento feito em todo o país mostra que quase 70% dos ouvidos rejeita a hipótese de votar em Lula em uma candidatura a presidente em 2018. O ex-presidente, no entanto, ainda aparece sendo lembrado como o melhor Presidente da República, por 35,8% dos entrevistados.

O presidente do instituto de pesquisas também vê o cenário econômico como um possível ingrediente para tornar a situação da presidenta ainda mais instável. “O que pode agravar ainda mais é o lado econômico, tornando impossível a manutenção do governo”, analisa Hidalgo.

O Paraná Pesquisas ouviu 2.002 eleitores com 16 ou mais anos de idade em 160 municípios de 24 Estados entre os últimos dias 28 de fevereiro e 2 de março. A margem de erro da pesquisa é de 2% para mais ou para menos.

Quadro

Dados da Paraná Pesquisas

“Pensa em votar em Lula para presidente da República em 2018?”

De jeito nenhum – 68,8%

Votaria com certeza – 16,2%

Talvez votasse – 13,8%

Não sabe ou não opinou – 1,2%

“Quem foi o melhor presidente da República até agora?” (pergunta estimulada)

Lula – 35,8%

FHC – 33,1%

Itamar – 9,3%

Sarney – 6,2%

Collor – 2,8%

Dilma – 1,2%

Nenhum – 6,9%

Não sabe ou não respondeu – 4,7%

“Está sabendo das manifestações contra Dilma marcadas para o próximo dia 13?”

Não – 50,2%

Sim – 49,8%

“Pretende comparecer às manifestações?

Não – 76,7%

Sim – 12,8%

Talvez – 9,1%

Não sabe – 1,4%

Como terminará a Lava Jato? (pergunta estimulada)

Terminará em pizza – 38,1%

Com menos condenados do que deveria – 33,5%

Com muitos políticos, empresários e executivos condenados – 16%

Com muitos políticos condenados – 4,8%

Com muitos empresários e executivos condenados – 4,1%

Não sabe ou não respondeu – 2,8%

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.