em

Partidos intensificam agendas pré-eleições

PT, PMB e PDT realizam encontros e começam a desenhar cenário para eleições municipais

Divulgação
PDT traçou plano de governo; PMB reafirmou intenção de lançar Julio Küller como candidato

 

Restando pouco mais de quatro meses para as eleições municipais e quase um mês para as convenções partidárias, algumas legendas já começam a traçar seus planos para as disputas eleitorais em outubro. PMB e PDT, que devem ter candidaturas próprias em Ponta Grossa, reuniram filiados e pré-candidatos na última quinta-feira, e neste sábado, o PT começará a alinhar o posicionamento para outubro. A legenda deve abrir mão de candidato próprio e apoiar uma provável candidatura de Aliel Machado (Rede).

O PDT promoveu um encontro com os pré-candidatos a vereador e a legenda apresentou um plano de governo. A sigla ainda definirá se opta pelo deputado estadual Marcio Pauliki ou aposta em um novo nome para a disputa.

Já o vereador Julio Küller se reuniu com o presidente do PMB, Alisson Wandscheer, que reforçou a intenção de ter uma candidatura própria. “O PMB terá candidato a prefeito em Ponta Grossa, podem ter certeza”, afirma Wandscher. Küller já adiantou que é pré-candidato. “Traçamos metas e objetivos visando as eleições de 2016. Temos condições de passar nossa proposta para a população que está cansada de promessas que não se concretizam por não estar com os pés no chão”, disse o vereador, que afirmou já estar confeccionando um plano de governo.

Já o PDT promoveu uma reunião com os seus correligionários e pré-candidatos a vereador, onde foi apresentado o plano de governo que o partido irá oferecer à cidade de Ponta Grossa, dicas para aqueles que irão concorrer no próximo pleito e as novas regras para as campanhas eleitorais. O projeto de governo elaborado pelo PDT se divide em cinco eixos norteadores:Cidade Sustentável (saúde, assistência social, alimentação, meio ambiente, esporte e lazer); Cidade Segura (segurança pública e combate às drogas); Cidade Eficiente (transparência, governança e funcionalismo público); Cidade de Oportunidades (comércio, agricultura, turismo, emprego e renda) e Cidade da Autoestima (educação e cultura).

“Nós fizemos questão de trazer algumas dicas para a campanha e explicar as novas regras do sistema eleitoral para que os pré-candidatos a vereador tenham a mesma postura”, conta o presidente do PDT de Ponta Grossa, deputado estadual Marcio Pauliki.

O PT, por usa vez, hoje, realiza em Curitiba uma oficina regional de preparação às eleições municipais deste ano. O evento vai reunir militantes e pré-candidatos (as) das regiões Metropolitana, Campos Gerais, Centro- Sul e Litoral do estado. A proposta é avaliar os desafios às pré-candidaturas petistas nos municípios em que atuam a partir desse panorama. “Pegamos o texto da lei, as regras que valem, esses procedimentos detalhados e reunimos em um material de apoio, didático, que é fruto também das experiências acumuladas pela militância do partido para orientar os novos militantes e para atualizar quem já trabalhou em outros momentos”, disse o secretário geral do PT-PR, Francisco Moreno.

Datas para definições partidárias nas eleições

20/7

– É permitida a realização de convenções destinadas a deliberar sobre coligações e escolher candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador.

5/8

– Último dia para a realização de convenções destinadas a deliberar sobre coligações e escolher candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador.

15/8

– Data limite para os partidos políticos e as coligações apresentarem registro de candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador.

16/8

– Liberação da propaganda eleitoral; alto-falantes ou amplificadores de som, nas sedes ou em veículos de candidatos; realização de comícios.

– Liberada a propaganda eleitoral na Internet; distribuição de material gráfico, caminhada, carreata, passeata ou carro de som.

18/8

– Último dia para a Justiça Eleitoral enviar à publicação lista/edital dos pedidos de registro de candidatos apresentados pelos partidos políticos ou coligações.

24/8

– Último dia para qualquer candidato, partido político, coligação ou o Ministério Público Eleitoral impugnar os pedidos de registro de candidatos.

26/8

– Início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.

12/9

– Data em que todos os pedidos de registro de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, inclusive os impugnados e os respectivos recursos, devem estar julgados.

17/9

– Data a partir da qual nenhum candidato poderá ser detido ou preso, salvo em flagrante delito.

29/9

– Último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão e realização de comícios.

– Último dia para a realização de debate no rádio e na televisão.

30/9

– Último dia para a divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral e a reprodução, na internet, de jornal impresso com propaganda eleitoral.

1/10

– Último dia para a propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som; distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som.

2/10

– Realização das eleições.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.