em

Tribunal de Contas do Paraná realizará auditorias em cidades

O tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) realizará uma auditoria em 40 cidades do município. A auditoria faz parte do Plano Anual de Fiscalização (PAF) 2016 que tem por objetivo analisar, além do acesso a educação, temas relacionados a administração pública nos quesitos de saúde, despesas com pessoal, tecnologia da informação e financiamentos de organismos internacionais de crédito.

Através desta auditoria é possível verificar se as prefeituras estão cumprindo a Meta 1 do Plano Nacional de Educação, que determina a universalização, já em 2016, da pré-escola às crianças de quatro e cinco anos. Outro foco da auditoria é conferir a ampliação do acesso à creche para crianças até os três anos, também prevista na Meta 1.

Os municípios alvos da auditoria têm população entre 5 mil e 50 mil habitantes. Desse total, 30 encontram-se em situação de mau desempenho na educação, de acordo com sete indicadores previamente compilados pelo TCE-PR, e apresentam déficit superior a 160 vagas de pré-escola. Os outros 10 municípios auditados estão na lista de bom desempenho na educação, segundo os mesmos indicadores.

A auditoria está sendo realizada por um grupo de 27 analistas de controle do TCE-PR, sob a gerência do servidor Guilherme Vieira. O modelo desse trabalho é um projeto piloto de fiscalização integrada, realizado pelo Tribunal em 2015.

PAF 2016

O PAF 2016 vai fiscalizar cinco áreas prioritárias da administração municipal: saúde (análise dos repasses de dinheiro público a hospitais privados no atendimento de média e alta complexidade); educação (universalização do acesso à pré-escola para crianças a partir de quatro anos e ampliação do acesso à creche para crianças até três anos); despesa com pessoal (folha de pagamento e regimes próprios de previdência social); estrutura e governança dos sistemas de TI; e financiamentos repassados por organismos internacionais de crédito a municípios paranaenses.

Também foram incluídas no PAF fiscalizações determinadas em acórdãos dos órgãos colegiados do TCE-PR (Primeira e Segunda Câmaras e Tribunal Pleno). A fiscalização dos órgãos da administração estadual continuará sendo executada pelas Inspetorias de Controle Externo (ICEs) do Tribunal.

A edição deste ano do PAF traz uma série de inovações. “Vamos concentrar nosso esforço na verificação de áreas essenciais do atendimento à população”, afirma Bonilha. Além do foco em temas estratégicos, o PAF 2016 também terá coordenação centralizada, integração de equipes multidisciplinares (formadas por advogados, contadores, economistas, engenheiros e outros profissionais) e ampliará o uso de indicadores de desempenho para avaliar a gestão pública.

Outra inovação do PAF deste ano é a possibilidade de o Tribunal de Contas firmar Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) com os administradores municipais. Já utilizado por outros tribunais de contas, esse mecanismo permitirá a correção mais rápida das falhas verificadas pelos técnicos na fiscalização. “O TAG dará mais efetividade ao trabalho do Tribunal”, prevê a coordenadora-geral, Bárbara Marcelino Pereira.

Com a visita a 100 cidades, o TCE-PR marcará presença em um quarto das 399 administrações municipais do Paraná em 2016. A meta é, no período de quatro anos (equivalente a uma gestão de prefeito e vereadores), enviar equipes de fiscalização a todos os municípios do Estado. A decisão segue orientação da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

OS 40 MUNICÍPIOS QUE SERÃO AUDITADOS NO PAF 2016 – EDUCAÇÃO

Antonina

Cândido de Abreu

Candói

Capitão Leônidas Marques

Cerro Azul

Cruz Machado

Curiúva

Douradina

Doutor Camargo

Floraí

General Carneiro

Guaraqueçaba

Imbaú

Imbituva

Inácio Martins

Ipiranga

Ivaí

Itambé

Jaguariaíva

Laranjal

Mandaguaçu

Mallet

Mangueirinha

Marilena

Nova Olímpia

Ortigueira

Palmital

Paraíso do Norte

Pinhão

Piraí do Sul

Quedas do Iguaçu

Rebouças

Reserva

Rio Branco do Sul

Sabáudia

Santa Fé

Santa Maria do Oeste

São Jerônimo da Serra

São João do Triunfo

Teixeira Soares

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.