em

Candidato tem perfil diferente do eleitor em Ponta Grossa

Maior parte dos candidatos é homem e com idade acima dos 35 anos, enquanto que eleitorado é formado em sua maioria por mulheres e jovens

 

 

Homem, branco, casado, ensino médio completo, com idade entre 35 a 54 anos deve pedir votos para uma maioria mulher, com idade menor e com a mesma escolaridade. Estes são os perfis

dos candidatos e eleitores, protagonistas das eleições de 2016 em Ponta Grossa, segundo dados Tribunal Eleitoral Superior (TSE).

De acordo com os números consolidados pelo órgão máximo da Justiça Eleitoral, a maior parte dos candidatos a prefeito e vereador em Ponta Grossa é do sexo masculino, contrastando com as porcentagens do eleitorado ponta-grossense, segundo o mesmo TSE. Se 52,3% dos aptos a votar em Ponta Grossa são do sexo feminino, nenhuma mulher concorre ao cargo máximo do Executivo na cidade. Duas mulheres ocupam o cargo de candidatas a vice-prefeito este ano: Professora Elizabeth Schmidt (na coligação com Marcelo Rangel) e Adriane Lopes (vice de Leandro Soares Machado). Na disputa do Legislativo, são 161 mulheres e 346 homens concorrendo.

A maior faixa etária dos eleitores ponta-grossenses está entre 25 e 29 anos (11,25% dos eleitores), contrastando com o cenário de disputa eleitoral, que tem como bloco etário com maior representatividade a faixa etária de 45 a 49 anos (16,36% dos candidatos). Somente 39 candidatos a vereador têm entre 25 e 29 anos. Já entre os concorrentes a prefeito, dois deles se enquadram nesta faixa etária: Aliel Machado (Rede) e Leandro Soares Machado (PPL). Felipe Soares, vice de Professor Gadini (PSOL), também se encontra neste perfil de idade.

Escolaridade e estado civil

Pelos números do TSE, a maior parte dos concorrentes tem ensino médio completo, com 33,27% dos concorrentes declarando este grau de escolaridade. Candidatos com ensino superior somam 28,82%, enquanto que os com ensino fundamental completo são 13,15%. Dois candidatos a vereador se declararam analfabetos.

Com relação aos eleitores ponta-grossenses, 30% possui ensino médio completo, 24,2% ensino fundamental incompleto, e 15,22% tem ensino superior completo.

O TSE ainda apresentou dados referentes ao estado civil dos candidatos em Ponta Grossa e também à cor/raça. Mais de 60% dos concorrentes a um cargo nestas eleições é casado, enquanto que 80% dos candidatos se declararam de cor branca. O TSE não dispões dados referentes à cor/raça e estado civil dos eleitores do município.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.